L-IBM: Novo modelo de IA do MIT é capaz de prever sua decisões

O L-IBM, desenvolvido pelo MIT, consegue prever as ações futuras de humanos e máquinas.

| Em 28/04/2024 19:00

Será que a tecnologia pode antecipar nossas próximas jogadas? Pesquisadores do MIT e da Universidade de Washington acreditam que sim, com o desenvolvimento de um novo modelo de inteligência artificial chamado L-IBM.

Esse modelo promete prever com bastante exatidão as ações futuras tanto de seres humanos quanto de máquinas, baseando-se no estudo do comportamento passado e das variáveis que influenciam o processo de tomada de decisão.

Robôs vão poder prever nossas ações

O L-IBM, ou Modelo de Orçamento de Inferência Latente, destaca-se por uma estratégia inédita que combina o registro de atividades anteriores com a capacidade cognitiva dos agentes, seja um ser humano ou outra IA. Ao analisar ações e restrições de pensamento dos indivíduos, o modelo calcula um “orçamento de inferência” que delineia a capacidade de decisão do agente.

LEIA MAIS:

Para demonstrar a eficácia do L-IBM, os pesquisadores realizaram testes em um ambiente controlado, onde humanos jogavam xadrez. Observando os padrões de movimento e decisão, o modelo conseguiu prever os futuros movimentos dos jogadores de maneira eficiente.

“Nossos resultados mostram que decisões humanas sub ótimas podem ser modeladas eficientemente com versões computacionalmente restritas de algoritmos padrões de busca”, registram os autores do estudo (disponível aqui).

Ainda segundo os autores, o L-IBM consegue gerar modelos de decisões humanas e fornecer medidas da capacidade inferencial do indivíduo.

Como é feita a previsão do comportamento humano pelo L-IBM?

Antes de conseguir prever o comportamento de um determinado agente, o L-IBM analisa primeiramente as decisões tomadas por eles em outros contextos. No estudo, uma das etapas consistiu em posicionar os agentes num labirinto, em posições aleatórias, enquanto o L-IBM observava a maneira de pensar de cada um e tentava prever suas decisões para tentar sair do local.

Essa e outras experiências ajudaram a solidificar o entendimento sobre como participantes do estudo pensavam e tomavam decisões em condições complexas.

Deste modo, o diferencial deste modelo em relação aos anteriores é a sua habilidade de integrar informações contextuais e históricas na previsão de ações futuras. Como resultado, os autores do estudo afirmam que o L-IBM foi capaz de superar os modelos clássicos que dependiam de dados menos específicos e mais aleatórios.

  • Rachel Koerich

    Redatora apaixonada e dedicada, com formação em Comunicação Social. Ao longo de sua carreira, já colaborou com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação.

  • Caio Póvoa

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

Tags: estudos | MIT

Recentes

Quais os carros mais vendidos do mundo? Veja o ranking global!

Quais os carros mais vendidos do mundo? Veja o ranking global!

Com cerca de 78,32 milhões de novos carros de passeio vendidos - um crescimento de 10% em comparação a 2022 -, o mercado automotivo global passou por um momento importante em 2023. Isso porque, pela primeira vez, um carro elétrico conquistou a liderança no ranking de...

Chip de visão de raio-X fará smartphones verem através de objetos

Chip de visão de raio-X fará smartphones verem através de objetos

Imagine transformar seu smartphone em um dispositivo capaz de enxergar através de objetos. Parece coisa de ficção científica, digna de um enredo do Super-Homem, mas pesquisadores deram um grande passo para tornar isso realidade. Isso porque eles desenvolveram um chip...

6 dicas para resolver problemas de um carro que não liga

6 dicas para resolver problemas de um carro que não liga

Quando o carro não quer pegar, é uma situação extremamente frustrante que pode arruinar seus planos. Embora existam inúmeras razões para que isso aconteça, há algumas medidas práticas que você pode realizar para identificar e, muitas vezes, resolver o problema por...

Palavras Cruzadas #001: Siga as dicas e descubra as 6 palavras!

Palavras Cruzadas #001: Siga as dicas e descubra as 6 palavras!

Prepare-se para testar seus conhecimentos sobre o tema tecnologia! Neste desafio, você encontrará seis termos relacionados ao universo tecnológico, cuidadosamente escondidos em uma grade de letras. Para completar o desafio, utilize seu raciocínio lógico e conhecimento...

Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?

Dormir com braços de T-Rex: o que esse hábito pode significar?

Se você dorme com os braços curvados para dentro, pode ser que você tenha o hábito de dormir com “braços de T-Rex”. Esse termo curioso, que se popularizou nas redes sociais, refere-se à posição em que os braços ficam dobrados perto do peito durante o sono, lembrando a...

Truque ajuda a descobrir sua primeira mensagem enviada no WhatsApp

Truque ajuda a descobrir sua primeira mensagem enviada no WhatsApp

Você se lembra qual foi a sua primeira mensagem enviada no WhatsApp? Provavelmente não, né? Mas, graças a uma das últimas atualizações da plataforma, ficou muito mais fácil encontrar conversas num chat. Quem sabe, descobrir qual foi o seu primeiro contatinho. De fato,...

5 sinais de que é hora de trocar seu endereço de e-mail

5 sinais de que é hora de trocar seu endereço de e-mail

Com o passar dos anos, nosso endereço de e-mail pode se tornar um reflexo do passado que já não corresponde à nossa realidade atual. Seja por razões de segurança, praticidade ou até mesmo para acompanhar as mudanças em nossas vidas, saber quando é o momento certo para...

0 comentários

Pin It on Pinterest