Neurotecnologia: dispositivos prometem manter seu cérebro “jovem”

Neurotecnologia: benefícios e considerações de segurança

por Jéssica Bernardo
| Em 25/04/2024 às 16:25

Viver uma vida mais saudável está se tornando uma prioridade para a maioria das pessoas e, nos últimos anos, as abordagens tradicionais estão sendo complementadas por avanços ousados na neurotecnologia.

Enquanto as caminhadas e a dieta equilibrada continuam mantendo seu lugar na lista de prioridades de várias pessoas, o envio de choques elétricos ao sistema nervoso emerge como uma prática promissora para o bem-estar.

LEIA MAIS: Estamos vivendo na Matrix? Este cientista sugere que sim!

Porém, isso ainda levanta questionamentos sobre sua segurança e eficácia. Vamos entender?

Neuromodulação: uma visão geral

A neuromodulação, em sua essência, é uma técnica que altera a atividade nervosa por meio do envio de sinais elétricos a áreas específicas do cérebro ou do corpo.

Esse procedimento visa regular a atividade neural, podendo ser aplicada para aliviar a dor crônica, tratar condições neurológicas como epilepsia e até mesmo combater o envelhecimento.

Empresas como Parasym e GammaCore estão participando do desenvolvimento dessa tecnologia, oferecendo dispositivos que prometem melhorar a saúde cerebral e reduzir os sinais de envelhecimento.

Por meio de métodos não invasivos, esses dispositivos estimulam o nervo vago, desencadeando uma série de respostas fisiológicas benéficas.

Como funciona e seus benefícios

A neuromodulação vagal auricular, adotada por empresas como a Parasym, utiliza um dispositivo discreto colocado na orelha esquerda, que envia pulsos elétricos ao nervo vago.

Esses sinais são controlados por um dispositivo portátil, permitindo que os usuários personalizem suas sessões de estimulação.

Dispositivo da Parasym (foto: Parasym)

Os benefícios relatados incluem melhorias na função cognitiva, redução da inflamação crônica associada ao envelhecimento e até mesmo uma melhora na função cardiovascular.

Além disso, distúrbios relacionados à idade, como a doença de Alzheimer, estão sendo alvo de estudos promissores sobre os efeitos da neuromodulação.

Riscos e considerações de segurança

Embora a neurotecnologia ofereça potenciais vantagens para a saúde, não está isenta de preocupações com segurança.

Isso porque a neuromodulação pode ser usada de duas formas diferentes. A primeira é a opção mais utilizada em casos mais graves: os dispositivos implantados.

O ponto é que os implantes conseguem aplicar choques mais eficazes, mas também são mais arriscados, podendo resultar em infecções graves e outros problemas.

Por outro lado, métodos não invasivos, como os oferecidos pela Parasym, demonstraram ter um perfil de segurança mais favorável. Por exemplo, em testes clínicos foram realizadas mais de 3 milhões de sessões de tratamento, não sendo relatado quaisquer eventos adversos graves.

Apesar disso, o custo desses dispositivos pode ser um obstáculo para muitos. Com preços iniciais de aproximadamente € 600, o acesso à neuromodulação pode ser limitado a uma parcela privilegiada da população.

O veredito dos especialistas e perspectivas futuras

Embora os avanços na neurotecnologia sejam promissores, os especialistas destacam a necessidade de mais pesquisas para validar plenamente seus benefícios e esclarecer potenciais riscos.

LEIA MAIS: Qual o seu tipo de sono? Estudo aponta o riscos associados

Porém, para aqueles que podem arcar com os custos e estão dispostos a experimentar abordagens inovadoras, a neuromodulação pode oferecer uma nova esperança para uma vida mais saudável.

Inclusive, a tecnologia já é apoiada por pesquisas de universidades como UCL, Harvard e University College London.

Em todo caso, sem dúvidas sua adoção generalizada exigirá uma avaliação cuidadosa de seus impactos, tanto positivos quanto negativos, na saúde e na sociedade como um todo!

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Não há nada mais gostoso do que tomar um belo banho e se sentir limpo após um longo dia de trabalho ou após praticar nossos exercícios, certo? Mas acontece que para os astronautas, os hábitos de higiene muitas vezes se tornam um desafio. Por exemplo, você sabe como os...

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo geralmente conhecido por possibilitar assistir a conteúdos de serviços de streaming diretamente na TV. No entanto, ele é muito mais versátil do que muitos imaginam. Aqui estão seis funcionalidades do Chromecast que vão além do...

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Enquanto o mundo busca alternativas mais limpas para substituir os combustíveis fósseis, os carros movidos a hidrogênio aparecem como uma solução tecnológica de impacto ambiental mínimo. Esses veículos, que convertem hidrogênio em eletricidade com emissões zero, além...

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Os rigorosos requisitos de compatibilidade para o Windows 11 vêm gerando preocupações entre os usuários que possuem computadores mais antigos. Desde que a Microsoft introduziu esses padrões, incluindo a necessidade de CPUs específicas e do módulo TPM 2.0, muitos se...

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

A intensificação de eventos climáticos extremos, associado a problemas de drenagem de grandes cidades, tem trazido à tona discussões sobre a segurança de veículos em situações de inundação, especialmente os carros elétricos (EVs). Com vídeos de proprietários...

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um...

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Quase dois séculos após a morte de Ludwig van Beethoven, a ciência moderna atendeu a um pedido que o compositor fez em vida: entender as condições de saúde que acompanharam sua existência e, possivelmente, contribuíram para sua morte precoce. Para isso, um estudo,...

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

Na hora de escolher um novo par de fones de ouvido, muitos se deparam com a dúvida: optar por modelos sem fio, que são práticos e modernos, ou pelos tradicionais fones com fio? Embora os modelos Bluetooth ofereçam mobilidade, os fones com fio ainda mantêm vantagens...

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

O Galaxy Watch - o relógio inteligente da Samsung - é um companheiro inteligente que facilita a rotina de quem o usa, mas muitos usuários percebem que sua bateria pode se esgotar mais rápido do que gostariam. Para aproveitar ao máximo seu relógio e estender a duração...

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

No mundo digital, onde senhas são a chave para praticamente tudo — desde contas bancárias até dispositivos inteligentes —, a escolha de combinações fáceis de lembrar pode se tornar uma grande vulnerabilidade. Um estudo da NordPass, especializado em gestão de senhas,...

0 comentários