IA do Google poderá usar som da tosse para diagnosticar doenças

por Jéssica Bernardo
| Em 27/03/2024 às 07:00

Recentemente, uma equipe de cientistas do Google desenvolveu uma ferramenta incrível de aprendizado de máquina chamada Health Acoustic Representations (HeAR), que pode facilitar a forma como diagnosticamos e monitoramos doenças. Vamos entender como essa tecnologia funciona e quais são os seus potenciais benefícios para a saúde pública!

Como funciona o HeAR?

O HeAR é um sistema de inteligência artificial treinado em mais de 300 milhões de clips de áudio de sons humanos, incluindo tosse e respiração. Ele utiliza técnicas de aprendizado de máquina para analisar esses sons e identificar padrões associados a diferentes condições de saúde.

LEIA MAIS: 5 tecnologias cotidianas que estão com os dias contados

Ao contrário de outras abordagens que dependem de conjuntos de dados rotulados, o HeAR utiliza o aprendizado auto supervisionado. Isso significa que ele é capaz de extrair informações valiosas mesmo de dados não rotulados, aumentando assim sua capacidade de generalização e aplicabilidade.

A equipe do Google adaptou a ferramenta para detectar COVID-19, tuberculose e características de uma pessoa fumante. Como o modelo foi treinado em uma gama tão ampla de sons humanos, para ajustá-lo, os pesquisadores só tiveram que alimentá-lo com conjuntos de dados muito limitados, rotulados com essas doenças e características.

Em uma escala onde 0,5 representa um modelo que não tem desempenho melhor do que uma previsão aleatória e 1 representa um modelo que faz uma previsão precisa a cada vez, o HeAR apresentou pontuações promissoras para a detecção de COVID-19 e tuberculose.

Seus resultados, reportados em uma pré-impressão ainda não revisada por pares, demonstraram uma capacidade de detecção significativa, com pontuações de 0,645 e 0,710 para detecção de COVID-19, dependendo do conjunto de dados em que foi testado, e uma pontuação de 0,739 para tuberculose.

Esses resultados mostram um desempenho melhor do que os modelos existentes treinados em dados de fala ou áudio geral, destacando o potencial do HeAR para melhorar o diagnóstico e monitoramento de doenças respiratórias.

Potenciais benefícios para a saúde pública

  • Diagnóstico precoce e preciso: uma das principais vantagens do HeAR é sua capacidade de diagnosticar doenças com base em sinais de áudio, como tosse. Isso pode permitir um diagnóstico mais precoce e preciso, possibilitando um tratamento mais eficaz e reduzindo o risco de complicações.
  • Monitoramento remoto da saúde: além do diagnóstico, o HeAR também pode ser utilizado para monitorar a saúde de forma remota. Por exemplo, ele pode ser integrado a dispositivos vestíveis para acompanhar a evolução de condições crônicas, como doenças pulmonares, sem a necessidade de visitas frequentes ao médico.

Outras pesquisas relacionadas

Além do estudo liderado pelos cientistas do Google, outras pesquisas também têm explorado o uso de sons humanos, como tosse e respiração, para diagnóstico e monitoramento de doenças. Saiba mais:

Estudo de Santosh (2024)

Um estudo recente conduzido por Santosh, disponível como pré-impressão no PeerJ, investigou a detecção da COVID-19 através da tosse de uma pessoa. Esse estudo apresenta resultados promissores que corroboram a importância do campo emergente do uso do áudio na saúde.

LEIA MAIS: Como evitar o superaquecimento do celular? 6 dicas importantes para seguir!

Estudo de Imran (2020)

Outro estudo relevante, realizado por Imran, publicado na revista Informatics in Medicine Unlocked em 2020, desenvolveu uma aplicação chamada AI4COVID-19. Essa ferramenta se mostrou promissora na distinção entre a tosse causada pela COVID-19 e outros tipos de tosse, destacando o potencial das técnicas de análise de áudio para diagnóstico de doenças respiratórias.

Perspectivas futuras

Embora o HeAR ainda esteja em fase de desenvolvimento e pesquisa, suas aplicações promissoras sugerem um futuro emocionante para a medicina baseada em inteligência artificial. Com mais estudos e colaborações entre pesquisadores e profissionais da saúde, podemos esperar avanços significativos no diagnóstico e tratamento de doenças. Muito interessante, não é mesmo?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Tags: google | saúde

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários