Quando você recebe mensagens de um contato que, provavelmente, é Spam, o que faz? Bloqueia imediatamente, né? Mas, da mesma forma que nós bloqueamos ou silenciamos alguém, outras pessoas podem fazer o mesmo conosco por diferentes motivos. E aí, dá para saber se houve um bloqueio no WhatsApp ou se foi apenas silenciado ou arquivado?
De fato, a possibilidade de arquivar conversas, silenciar grupos ou bloquear contatos está entre as funções mais populares (e úteis) do WhatsApp. Afinal, há momentos em que não dá para se distrair com as notificações do app e, em casos mais graves, há a necessidade de se proteger de assédio, por exemplo.
LEIA MAIS: Sete maneiras eficazes de otimizar o desempenho do seu iPhone
Por outro lado, essas opções podem dificultar a comunicação entre duas pessoas. Sendo assim, vale descobrir se alguém te configurou sob esses modos.
Mas, qual é a diferença entre bloqueio e silenciar no WhatsApp?
De modo geral, o aplicativo tem as funções de arquivar, silenciar e bloquear. A princípio, elas servem para gerenciar as interações com os contatos de maneira diferente e funcionam assim:
- Arquivar permite apenas ocultar chats da tela principal sem, no entanto, excluí-los. Dito de outra maneira, você só vai ler a mensagem se entrar na pasta de arquivados. Isso ajuda a ter um espaço mais organizado, principalmente se aquele contato não é tão frequente. Por outro lado, as mensagens não se perdem, então basta procurá-las na lista. Ah, se voltar a receber mensagens daquela pessoa, logo aparece um sinalzinho no topo da lista de conversas. Mas nada de notificações.
- Silenciar serve para desativar as notificações de um chat específico ou grupo. Você pode selecionar desde um período específico (8 horas) até por tempo indefinido (para sempre). Na prática, você continua no grupo, por exemplo, ou segue como contato daquela pessoa. As mensagens também continuam chegando no chat. Entretanto, sem nenhuma notificação.
- Bloquear, por fim, já é uma medida mais drástica. Só para ilustrar, você não pode mais enviar ou receber mensagens, fazer ou receber chamadas daquela pessoa. Também não visualiza mais as suas atualizações de status. Da mesma forma, as suas já não aparecem mais para ela. A princípio, o contato bloqueado não recebe uma notificação direta dessa ação, mas acaba descobrindo por essas limitações.
Como saber quando me silenciaram ou arquivaram no WhatsApp?
Uma das maiores priorizações do WhatsApp é a privacidade dos usuários. Sendo assim, não é possível, imediatamente, saber se alguém te silenciou ou arquivou seus chats no app. Afinal, ninguém recebe notificações ou qualquer indicativo disso. Dito de outra maneira, essas duas ações são um pouco mais difíceis de identificar.
“Ah, mas se a pessoa demora a me responder, pode ser que tenha me arquivado”. Não! Simplesmente, ela pode estar ocupada demais ou mesmo off por alguns dias. Então, nada de tirar conclusões precipitadas, hein?
Como saber se fui bloqueado no WhatsApp?
Aqui, já dá para ter alguma ideia, embora nunca haja uma confirmação absoluta. Primeiro, devido às políticas de privacidade do aplicativo. Além disso, pode haver outra explicação, como problema na plataforma, troca de número, entre outros. Mas, de modo geral, alguns indícios são:
- Você não visualiza mais quando a pessoa está online: se anteriormente você podia ver a última vez que seu contato esteve online e, de repente, não pode, poderia ser um sinal. No entanto, o usuário pode muito bem ocultar essa informação nas configurações de privacidade.
- A foto do perfil: se a foto do perfil desaparece ou não é atualizada, é possível que tenha sido bloqueado. Mas é importante lembrar que os usuários podem remover sua foto do perfil voluntariamente.
- Ticks das mensagens: ao enviar uma mensagem para alguém que te bloqueou, mostrará apenas um tick (aquelas setinhas ao lado da mensagem), o que indica apenas o envio. Porém, se não houver o segundo tick, não foi entregue. De novo, outra explicação é a falta de conexão ou mesmo problemas no aparelho. Sem falar nas vezes em que o próprio WhatsApp sai do ar!
- Chamadas do WhatsApp: se você tenta fazer uma chamada pela plataforma e nunca se conecta ou sempre falha, poderia ser indicativo de que foi bloqueado.
LEIA MAIS: 3 configurações do celular que te ajudam a dormir melhor
De fato, um método mais direto de descobrir isso é tentar adicionar a pessoa a um grupo do WhatsApp. A princípio, caso tenha sido bloqueado, vai receber uma mensagem indicando que não tem autorização para adicioná-la.
Mas, novamente: nenhum desses indícios é definitivo ou uma verdade absoluta de que houve bloqueio no WhatsApp. Pelo contrário, há situações em que o contato apenas deixou suas configurações de privacidade mais restritas.
Outro ponto importante é avaliar o motivo pelo qual desconfia dessas ações. Se houve alguma restrição grave, o melhor é ficar na sua, né?
0 comentários