Como economizar a bateria ao usar o Google Maps no celular?

Aprenda a usar o Google Maps sem sacrificar a bateria do seu celular

por Luciana Gomides
| Em 03/08/2024 às 15:45

Depois que o Google Maps surgiu, ficou muito mais fácil se orientar, seja de carro, a pé ou transporte público. Sem falar nos recursos que a plataforma tem para mostrar serviços mais próximos, de restaurantes a farmácias. Logo, sem dúvida, é uma ferramenta essencial de navegação. No entanto, quem usa com frequência logo percebe que o aplicativo drena a bateria do celular muito mais rápido que outros apps. Mas por que o Google Maps descarrega a bateria do celular tão rápido? Como evitar que isso aconteça?

Por que o Google Maps descarrega a bateria do celular tão rápido?

A princípio, o próprio sistema de funcionamento do aplicativo explica o uso excessivo de bateria. Ou seja, uso do GPS e de dados móveis ou internet. Mas isso também se explica pelos recursos que a plataforma oferece. Olha só:

LEIA MAIS: 8 presentes ideais para pessoas que não desgrudam do celular

Uso intensivo do GPS

O Google Maps utiliza o GPS (Sistema de Posicionamento Global) para determinar a localização exata da pessoa usuária. Esse processo naturalmente requer bastante energia. Afinal, o dispositivo precisa se comunicar continuamente com os satélites e outros serviços de localização.

Sendo assim, quanto mais tempo o aplicativo e o GPS permanecerem ativos, mais rápida será a descarga da bateria.

Conexão constante com a internet

Da mesma forma, o Google Maps precisa se conectar à internet para atualizar mapas. Além disso, obtém informações em tempo real sobre o trânsito, encontra rotas e fornece recomendações. Portanto, utiliza tanto dados móveis quanto Wi-Fi, o que também contribui para o consumo de bateria.

Atualizações em segundo plano

O aplicativo costuma se atualizar mesmo quando não está em uso ativo, o que também impacta a duração da bateria.

Outras funções que consomem bateria no Google Maps

Além dos motivos acima, outros pontos fazem com que a plataforma drene a energia do dispositivo móvel. Por exemplo:

  • Navegação por voz: requer o uso do alto-falante e processamento de comandos de voz.
  • Sincronização com outros dispositivos: pode significar processos adicionais em segundo plano.
  • Integração com apps como o Google Street View: também consome energia.

LEIA TAMBÉM: 8 dicas e truques do WhatsApp Web que você precisa conhecer

Como minimizar o uso da bateria usando o Google Maps?

O fato é que, usando ou não a bateria, o Google Maps é um companheirão, tanto nas viagens quanto no dia a dia. Mas e aí, como evitar que ele descarregue a bateria do aparelho tão depressa?

  • Download de mapas offline: você pode baixar mapas específicos para uso offline. Assim, elimina a necessidade de conexão constante com a internet.
  • Modo avião com GPS ativo: ademais, ativar o Modo Avião desativa as conexões sem fio, embora permita que o GPS continue funcionando.
  • Reduzir o brilho da tela: por fim, ajustar manualmente o brilho ou configurá-lo para mudar automaticamente conforme a luz ambiente pode prolongar a duração da bateria.
  • Desativar a atualização em segundo plano: isso vale tanto para o Google Maps quanto para outros aplicativos. Inicialmente, a estratégia impede que esses apps utilizem recursos do sistema quando não estão ativamente em uso. Para quem não sabe, a configuração fica no menu de configurações ou ajustes do dispositivo.
  • Utilizar o modo de economia de energia: alguns dispositivos e aplicativos, incluindo o Google Maps, oferecem modos de economia de bateria ou modos econômicos de navegação. Assim, limitam o desempenho de certos componentes e funcionalidades para reduzir o consumo de energia.

Além disso, fechar aplicativos não essenciais em segundo plano também ajuda no fato de que o Google Maps descarrega a bateria. Sobretudo porque reduz a carga no sistema e, consequentemente, o consumo de bateria.

E aí, já usou algumas dessas alternativas enquanto usa o aplicativo?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *