Bloqueadores de Wi-Fi: Bandidos estão usando dispositivo ilegal para roubos – Entenda!

por Jéssica Bernardo
| Em 23/02/2024 às 06:00

O aumento da criminalidade e o uso de tecnologia, como bloqueadores de sinal,, por parte dos criminosos, representa um desafio significativo para a segurança em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, a incidência de roubos tem sido alarmante, inclusive em residências. E com o uso dos bloqueadores, ao menos 9 casos foram identificados com o mesmo padrão em Minnesota, o que coloca o estado em alerta. Continue a leitura e entenda!

LEIA MAIS: Galaxy S23 receberá novos recursos de inteligência artificial da Samsung – Saiba mais!

A onda de roubos nos EUA

Os casos recentes ocorridos em Edina, no estado de Minnesota, têm chamado a atenção das autoridades de segurança. Os responsáveis têm utilizado bloqueadores de sinais para evitar que câmeras de segurança enviem imagens dos crimes às centrais de monitoramento.

Sem essas imagens, o monitoramento em tempo real falha, proporcionando tempo aos bandidos para agirem sem serem detectados.

Além disso, o bloqueio do Wi-Fi pode impedir a gravação de vídeos, o que dificulta investigações e processos judiciais, a menos que as câmeras possuam dispositivos de armazenamento próprios.

Autoridades de Minnesota suspeitam que pelo menos nove assaltos foram executados com o uso de bloqueadores de sinais, indicando a ação de um grupo organizado, conforme reportado pelo site de notícias Kare11.

A realidade no Brasil

No Brasil, a situação não é menos preocupante. Os bloqueadores de sinais de radiocomunicações, conhecidos aqui como “capetinhas”, têm sido amplamente utilizados em atividades criminosas, especialmente no roubo e furto de veículos.

Embora a legislação brasileira proíba o uso desses dispositivos por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, sua presença no mercado clandestino persiste, podendo ser encontrados com preços variados.

O modus operandi dos criminosos

Os criminosos têm se adaptado ao avanço tecnológico, utilizando métodos cada vez mais sofisticados para cometer seus delitos. Em muitos casos, o uso de bloqueadores de sinais, também conhecidos como “jammers”, tem sido uma estratégia comum.

LEIA MAIS: Apple Watch poderá analisar suor de usuários para avaliar saúde

Esses dispositivos emitem sinais para distorcer a frequência do Wi-Fi ou GPS, sendo capazes de influenciá-los em um raio de até 20 metros, o que pode variar.

Apesar das regulamentações que proíbem o uso de bloqueadores de sinal por entidades não autorizadas, é preciso que haja a aplicação efetiva da lei e a implementação de medidas de controle para mitigar os efeitos prejudiciais desses dispositivos, protegendo a segurança pública.

Além disso, também pode-se apostar em outras estratégias para garantir o funcionamento das câmeras, no caso de roubos à residência, conectando o aparelho a rede cabeada, de modo que os fios fiquem protegidos. De toda forma, vale a pena se manter atento!

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Na busca pelo veículo ideal para grandes famílias ou para quem deseja espaço extra sem abrir mão do conforto e da sofisticação, os carros de 7 lugares se distinguem como uma solução perfeita. Afinal, eles combinam a praticidade de um veículo espaçoso com o desempenho...

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Você já percebeu que o Google Maps, em algumas situações, sugere rotas um pouco mais longas? Não se preocupe, há uma boa razão para isso: o meio ambiente! Nos últimos meses, o algoritmo do Google Maps recebeu uma atualização para priorizar rotas que podem demorar um...

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Responda com sinceridade: você costuma apagar os contatos antigos do WhatsApp? Sim, aqueles com quem nem fala mais? Pois é, embora seja normal deixar essa turma no esquecimento, o ideal é que os números dessas pessoas não permaneçam ali, salvos no seu telefone. Além...

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Cansou da confusão que está a caixa de entrada do seu e-mail, com tantas mensagens lidas, não lidas e de remetentes de todas as categorias? Pois o Google trouxe um recurso que vai facilitar a sua vida: o Gemini no Gmail. Sim, a big tech integrou a inteligência...

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

A Apple está próxima de lançar a aguardada linha iPhone 16 em seu próximo evento, previsto para a próxima semana, e junto com os novos aparelhos, o iOS 18 será oficialmente apresentado. No entanto, nem todos os modelos de iPhone poderão aproveitar as novidades do novo...