A CES 2024 marcou uma significativa colaboração entre dois gigantes da tecnologia: Google e Samsung. As empresas se uniram para simplificar e aprimorar o compartilhamento de arquivos no universo Android, o que, particularmente, é muito esperado, já que permite que os usuários tenham mais facilidades, sem a necessidade de baixar vários apps.
Essa parceria estratégica tem o objetivo de proporcionar uma experiência mais integrada aos usuários, destacando-se pelo anúncio de novas funcionalidades e melhorias nos serviços já existentes. Entenda mais nos parágrafos abaixo!
LEIA MAIS: 5 aplicativos gratuitos da Claro para maximizar seu plano
Como funciona a parceria entre Google e Samsung?
À primeira vista, a aliança entre Google e Samsung na CES 2024 concentrou-se no aprimoramento do Quick Share, uma funcionalidade da Samsung que permite o compartilhamento rápido de diversos tipos de arquivos entre dispositivos compatíveis, em uma experiência semelhante ao conhecido Apple AirDrop.
Agora, essa ferramenta será estendida para outros dispositivos Android, graças à colaboração entre as duas empresas. Dessa forma, a integração visa criar uma boa opção padrão para o compartilhamento, segundo o que diz Sameer Samat, gerente geral e vice-presidente do Android do Google: “Criamos a melhor opção padrão integrada para compartilhamento de conteúdo ponto a ponto em todos os tipos de dispositivos nos ecossistemas Android e Chromebook.”
Os benefícios dessa parceria não se limitam apenas à ampliação do Quick Share. Sameer Samat explicou ainda que os usuários terão a capacidade de visualizar uma lista de dispositivos disponíveis próximos com apenas um toque no novo ícone do Quick Share.
Nesse sentido, a abordagem ainda mantém o controle de privacidade, permitindo aos usuários escolher quem pode descobrir seu dispositivo e enviar arquivos. Assim, conseguimos eliminar a duplicidade de aplicativos, sem deixar de lado funções tecnológicas de compartilhamento seguro.
Expansão de outras das funções Google anunciadas na CES 2024
Além da parceria com a Samsung, o Google anunciou na CES 2024 diversas melhorias e novas funções em seus serviços. O utilitário Fast Pair no Android será expandido para telas maiores, incluindo dispositivos Chromecast e Google TV.
Essa expansão permitirá que a ferramenta de emparelhamento Bluetooth funcione de maneira mais abrangente, aumentando a compatibilidade com diversos dispositivos. A transmissão de recursos do Chromecast para mais aplicativos e dispositivos, como Spotify e YouTube Music, também foi destacada, proporcionando aos usuários maior flexibilidade e controle sobre sua experiência de streaming.
LEIA MAIS: Aplicativos estão coletando dados pessoais em excesso, dizem estudos!
Além disso, a interoperabilidade entre dispositivos Google e a plataforma Google Home foi ampliada com a adoção do padrão de casa inteligente Matter. Essa integração permitirá que dispositivos Android TV e Google TV atuem como um hub do Google Home, centralizando o controle de dispositivos inteligentes.
O Android Auto também recebeu uma atualização significativa, incluindo a capacidade de extrair informações em tempo real da bateria de carros elétricos, oferecendo uma experiência mais informada aos usuários durante suas viagens.
Em resumo, a CES 2024 consolidou-se como um palco para a integração e aprimoramento de serviços no ecossistema Android, e o grande destaque principal foi a nova parceria que, com certeza, pode fazer parte da sua rotina de alguma forma!
0 comentários