Cada vez mais fica claro para os usuários de aplicativos que, na verdade, eles e seus dados são o produto lá, e não o contrário. Para ilustrar essa situação, uma pesquisa da Atlas VPN trouxe à tona um problema crescente na era digital: a coleta excessiva de dados por aplicativos populares.
Confira o resultado do estudo
Esse estudo revelou que aproximadamente 75% dos aplicativos analisados compartilham informações com terceiros, uma prática que levanta sérias questões sobre privacidade. Por outro lado, 25% desses aplicativos transmitem identificadores específicos de dispositivos e 28% repassam informações de localização.
LEIA MAIS: 4 aplicativos para limpar a memória do seu celular – e torná-lo mais rápido
Entre os maiores coletores de dados estão eBay, Amazon Shopping e Afterpay, se destacando pelo volume substancial de informações extraídas dos usuários. Empresas como Alibaba e Nike também são mencionadas no estudo como grandes coletores de dados.
Quanto à categoria de aplicativos, aqueles de redes sociais, seguidos pelos mensageiros e os navegadores GPS são aqueles com maior quantidade de solicitação de dados dos usuários.
E no Brasil?
Além dessa pesquisa, a NordVPN conduziu um estudo focado no Brasil, revelando que os aplicativos móveis nacionais estão entre os mais invasivos em termos de permissões solicitadas.
Em média, os aplicativos brasileiros solicitam 18 permissões, das quais 4 (cerca de 22%) são consideradas desnecessárias.
A situação é igualmente preocupante globalmente: aproximadamente 87% dos aplicativos Android e 60% dos aplicativos iOS pedem acesso a funções do dispositivo que não são essenciais para seu funcionamento.
LEIA MAIS: Em nota, FBI alerta para perigos de carregar o celular em aeroporto
Um terceiro estudo, realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), mostra a resposta dos usuários a essa realidade.
No Brasil, 77% dos usuários de internet já removeram aplicativos por preocupações com a utilização de seus dados pessoais. Isso indica um aumento na conscientização sobre a importância da privacidade e na necessidade de proteger as informações pessoais.
Quais dados são mais solicitados?
Ainda segundo dados da NordVPN, os dados mais solicitados pelos aplicativos são:
- Atividades fora do aplicativo – 42%
- Localização – 37%
- Câmera – 35%
- Fotos – 22%
- Microfone – 16%