Com o lançamento iminente do Android 15, a atenção começa a se voltar para o Android 16, que deve trazer mudanças significativas no design dos painéis de Notificações e Configurações Rápidas. Segundo informações descobertas no beta Android 15 QPR1, há indícios de uma “reformulação completa” nessas áreas da interface, que há tempos mantêm o design apresentado no Android 12 com a linguagem Material You.
Possíveis novidades no design do Android 16
De acordo com o site Android Authority, que teve acesso ao beta do Android 15 QPR1, o novo design já pode ser ativado, antecipando como serão os painéis de Notificações e Configurações Rápidas no Android 16.
LEIA MAIS: Dá para aprender inglês com ChatGPT? Com o prompt certo, sim!
Segundo o portal, uma das mudanças que chama mais a atenção é a separação dos painéis, uma tendência já adotada por outros fabricantes como Xiaomi e que está sendo considerada também por Samsung e Oppo em suas futuras atualizações de software.
Como funcionará o novo layout?
No novo design, ao deslizar a barra de status para baixo uma vez, o painel de Notificações aparece ocupando apenas um quarto da tela, em vez de preenchê-la completamente, como é hoje. Isso permitirá que o usuário ainda possa visualizar o aplicativo em uso na parte inferior da tela.
Outra mudança perceptível é que, ao deslizar pela segunda vez, o painel de Configurações Rápidas (aquele onde ativamos Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis, etc.) não é exibido. Assim, para acessá-lo, será necessário deslizar a barra de status com dois dedos.
Ao que tudo indica, caso essa seja a solução adotada na nova versão do sistema operacional Android, haverá bastante polêmica entre os usuários. Afinal, o acesso às Configurações Rápidas, que basicamente todo mundo utiliza várias vezes ao dia, exigirá mais esforço e pode gerar confusão.
Por fim, uma vez dentro do painel de Configurações Rápidas, o usuário poderá deslizar para a esquerda ou direita para visualizar todas as opções disponíveis.
Reação dos fabricantes e dos usuários
A Xiaomi já havia identificado que seus usuários preferem painéis separados, o que motivou a implementação dessa função em seu sistema HyperOS. E agora, Samsung e Oppo estão considerando adotar um visual semelhante em suas próximas versões de interface (One UI e ColorOS, respectivamente).
Ainda segundo o Android Authority, a principal razão para essa mudança entre as fabricantes é o feedback negativo recebido online, em que muitos usuários expressaram insatisfação com o design atual.
LEIA MAIS: Lenovo apresenta notebook com dobradiça motorizada que vira tablet
Apesar de não haver garantias de que o novo design será implementado na versão final do Android 16, as movimentações dos parceiros da Google sugerem que essas mudanças são cada vez mais prováveis.
Você pode conferir uma demonstração do novo layout neste vídeo:
0 comentários