Viagens ao espaço rejuvenescem o corpo humano (temporariamente), diz estudo – Entenda!

Como voos espaciais temporariamente rejuvenescem geneticamente os astronautas? Descobertas da missão Inspiration4 da SpaceX

por Jéssica Bernardo
| Em 24/06/2024 às 11:00
Créditos: nspiration4.com

Recentemente, a missão Inspiration4 da SpaceX trouxe à tona descobertas interessantes sobre os efeitos dos voos espaciais no corpo humano. Entre as diversas análises realizadas, um achado chamou a atenção: os astronautas apresentaram sinais de rejuvenescimento genético durante o período em que estiveram no espaço.

LEIA MAIS: Áudio vazado da Estação Espacial Internacional assusta internet; entenda o que aconteceu

Ficou curioso para entender? Siga com a gente!

Telômeros e envelhecimento celular

Os telômeros são estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos e têm a função de proteger nosso DNA durante a divisão celular. Com o passar do tempo e a replicação continuada das células, os telômeros vão se encurtando, o que é um indicador do envelhecimento celular.

Quando os telômeros se tornam demasiado curtos, a célula perde a capacidade de se dividir e entra em um estado de senescência, contribuindo para o processo de envelhecimento.

Descobertas na missão Inspiration4

Durante a missão Inspiration4, que foi a primeira missão totalmente civil a orbitar a Terra, os astronautas coletaram uma variedade de dados científicos, incluindo amostras de sangue e pele.

A análise dessas amostras revelou que, enquanto estavam no espaço, os telômeros dos astronautas se alongaram. Este alongamento sugere uma espécie de rejuvenescimento celular, já que telômeros mais longos estão associados a células mais jovens e saudáveis.

Por que o espaço afeta os telômeros?

Uma hipótese para explicar o alongamento dos telômeros é o fenômeno conhecido como hormese, que é uma resposta benéfica do organismo a níveis de estresse. É o que acontece, por exemplo, quando uma pessoa pratica musculação: o corpo fica dolorido, mas depois se repara e fica mais resistente.

No espaço, o corpo humano está sujeito a uma série de condições extremas, incluindo microgravidade e radiação. Esse ambiente adverso pode desencadear mecanismos de reparo celular que resultam no alongamento dos telômeros.

Limitações e considerações

Apesar do alongamento temporário dos telômeros, esse efeito não é permanente. Após o retorno à Terra, os telômeros dos astronautas da Inspiration4 encurtaram novamente, muitas vezes ficando ainda mais curtos do que antes da missão.

Isso sugere que, embora o espaço possa induzir um rejuvenescimento genético temporário, ele também pode acelerar o envelhecimento celular a longo prazo.

Além dos efeitos nos telômeros, os voos espaciais apresentam outros riscos potenciais para a saúde. A exposição prolongada à radiação espacial pode causar danos ao DNA, aumentar o risco de câncer e afetar o sistema imunológico. Estudos também indicam possíveis danos aos rins e impactos negativos no sistema cardiovascular.

LEIA MAIS: O que é um PC com IA para uso pessoal? Entenda o que eles têm de especial

Futuro das viagens espaciais e pesquisas médicas

Os estudos espaciais são frequentemente limitados pelo pequeno número de participantes. A missão Inspiration4, por exemplo, teve apenas quatro tripulantes.

Sendo assim, embora os dados coletados sejam valiosos, é necessário ampliar a base de participantes para confirmar e expandir essas descobertas. E com o aumento do interesse em viagens espaciais comerciais, é indispensável entender os impactos fisiológicos e psicológicos dessas jornadas.

O pacote de dados do Space Omics and Medical Atlas (SOMA), que inclui resultados da missão Inspiration4 e outros estudos, é um passo importante nessa direção. Esses dados ajudarão a preparar melhor os futuros astronautas e a desenvolver contramedidas eficazes para mitigar os riscos à saúde!

  • Jéssica Bernardo

    Escrito por:

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários

Pin It on Pinterest