Por que algumas pessoas emagrecem mais rápido que outras? Estudo faz novas descobertas!

Cientistas descobrem por que algumas pessoas não perdem peso facilmente mesmo com exercícios.

por Julia de Almeida
| Em 24/07/2024 às 18:40

Muitas pessoas lutam para perder peso, mesmo se exercitando regularmente. Um estudo recente revelou que um componente do metabolismo pode estar impedindo a queima de gordura e a perda de peso durante os exercícios. A pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Kobe identificou moléculas específicas no corpo que desempenham um papel importante nesse processo.

Moléculas PGC-1⍺ e suas variantes

Os pesquisadores focaram em uma molécula chamada PGC-1⍺, conhecida por estar envolvida na queima de gordura durante a atividade física. A molécula PGC-1⍺ desempenha um papel importante na biogênese mitocondrial. A título de conhecimento, biogênese mitocondrial é o processo pelo qual novas mitocôndrias são produzidas dentro das células e a presença de mais mitocôndrias saudáveis está diretamente relacionada a níveis maiores de energia e saúde do organismo.

LEIA MAIS: Nova tecnologia de controla cérebro usando campos magnéticos

Desse modo, a interação da molécula com diversos receptores hormonais e fatores de transcrição tem sido amplamente estudada em vários processos metabólicos. Atualmente, sabe-se que PGC-1⍺ é fundamental para o metabolismo oxidativo, a biogênese mitocondrial e a gliconeogênese hepática. Assim, essa molécula também tem sido associada à regulação da massa muscular.

Além disso, a molécula PGC-1⍺ possui várias variantes, dentre elas: “b” e “c”. Durante os exercícios, essas variantes são produzidas em quantidades muito maiores nos músculos, ao contrário da versão “a”, que não mostra o mesmo aumento.

O experimento com camundongos

Para entender melhor o funcionamento dessas moléculas, os cientistas criaram camundongos que não produziam as variantes “b” e “c”, funcionando apenas com a variante “a”. Eles mediram o crescimento muscular, a queima de gordura e o consumo de oxigênio em diferentes fases: repouso, exercício de curto prazo e exercícios de longo prazo.

Os camundongos sem as variantes do gene PGC-1⍺ mostraram-se propensos ao desenvolvimento de obesidade e hiperinsulinemia. O gasto energético desses camundongos foi reduzido tanto durante o exercício quanto na fase ativa.

Além disso, o aumento da temperatura do músculo esquelético induzido pelo exercício foi menor nos camundongos mutantes do que nos camundongos com as variantes funcionando normalmente. Esses resultados sugerem que a regulação positiva das variantes PGC-1⍺b e PGC-1⍺c é essencial para a regulação do metabolismo energético do corpo.

Metabolismo e perda de peso

Ilustração indicando que as variantes da molécula PGC-1⍺ reagem a diferentes estímulos: a versão “a” é produzida com exercícios de longo prazo, enquanto as versões “b” e “c” respondem a exercícios curtos ou ao frio. Portanto, a falta dessas variantes dificulta a queima de gordura e o ganho de massa muscular. Imagem: K. Nomura et al.

Estudos em humanos

Além dos testes em camundongos, os pesquisadores recrutaram voluntários humanos com e sem diabetes tipo 2 para exames semelhantes. Assim, eles descobriram que pessoas com níveis mais altos das variantes “b” e “c” consumiam mais oxigênio e apresentavam menos gordura corporal.

Isso sugere mais uma vez que a presença dessas variantes é essencial para a eficiência do metabolismo e a queima de gordura. A abundância de mRNAs PGC-1⍺b e PGC-1⍺c no músculo esquelético foi significativamente correlacionada ao gasto energético induzido pelo exercício em humanos.

Benefícios do exercício a longo prazo

Mesmo aqueles que produzem apenas a variante “a” podem se beneficiar de exercícios de longo prazo. No estudo, camundongos que se exercitaram regularmente desenvolveram mais músculos após seis semanas de treinamento, independentemente da produção das variantes “b” e “c”. Isso demonstra que a atividade física contínua pode compensar parcialmente a falta dessas variantes.

Impacto da PGC-1⍺ no frio

Os pesquisadores também exploraram como a molécula PGC-1⍺ reage ao frio. Eles descobriram que, em condições de frio, os camundongos produziam mais das variantes “b” e “c” para ajudar a queimar gordura e manter a temperatura corporal. Por outro lado, camundongos sem essas variantes apresentaram uma queda significativa na temperatura corporal quando expostos ao frio, indicando que essas moléculas são importantes para a resposta metabólica a estímulos de curto prazo.

LEIA MAIS: Estudo mostra como seu nome pode influenciar a direção da sua vida – Mundo e-Tech

Implicações para o tratamento da obesidade

Este estudo sugere novas abordagens para tratar a obesidade. Atualmente, muitos medicamentos antiobesidade focam em suprimir o apetite. No entanto, não existem medicamentos que aumentem o gasto energético. Se substâncias que induzissem o aumento das variantes “b” e “c” fossem desenvolvidas, poderiam ser criados medicamentos que melhoram a queima de gordura durante o exercício ou mesmo em repouso.

Isso poderia tratar a obesidade de forma independente das restrições alimentares. Os miméticos de exercício são tratamentos farmacológicos potenciais para obesidade e diabetes tipo 2.

  • Julia de Almeida

    Redatora de conteúdo criativa e versátil, com habilidade para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Especialista em artigos detalhados e bem pesquisados. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida.

Recentes

ChatGPT mais caro? Entenda o aumento de preço e o futuro da OpenAI

ChatGPT mais caro? Entenda o aumento de preço e o futuro da OpenAI

É isso mesmo, produção? ChatGPT mais caro? Pois bem, a partir de 2025, assinantes do ChatGPT Plus podem esperar sim um aumento na mensalidade do serviço. A OpenAI, desenvolvedora do chatbot de inteligência artificial, anunciou planos para ajustar os preços em resposta...

Renault, Fiat e VW: SUVs que têm origem em hatches compactos

Renault, Fiat e VW: SUVs que têm origem em hatches compactos

Você já notou como alguns SUVs parecem bem próximos aos hatches? Isso não é coincidência. No setor automotivo, a tendência de transformar hatches populares em SUVs está ganhando terreno, seguindo uma estratégia de oferecer ao mercado variantes mais robustas de modelos...

Recarga de veículos elétricos: 5 regras que todos deveriam seguir

Recarga de veículos elétricos: 5 regras que todos deveriam seguir

Em 2023, foram vendidas cerca de 94 mil unidades de veículos eletrificados, incluindo modelos elétricos e híbridos. Em 2024, o número de emplacamentos aumentou significativamente, com 79.304 unidades de veículos leves eletrificados comercializados apenas no primeiro...

Arco-íris tem todas as cores? Desvende 4 mitos sobre cores!

Arco-íris tem todas as cores? Desvende 4 mitos sobre cores!

As cores fazem parte do nosso cotidiano, mas muitas vezes acreditamos em informações que não são verdadeiras sobre como as percebemos. Dois dos mitos mais comuns estão relacionados à visão dos animais e dos seres humanos. Para desmitificar essas ideais, abaixo...

O que é a ‘Shadow AI’? Entenda quais os problemas dessa prática!

O que é a ‘Shadow AI’? Entenda quais os problemas dessa prática!

A Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversas indústrias ao redor do mundo, já tendo se tornado uma solução moderna quase onipresente para solução de problemas complexos. No entanto, o crescimento descontrolado da chamada “Shadow AI” está gerando...

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Manter um carro antigo pode ser um desafio, especialmente quando se compara a falta de tecnologia desses veículos com os recursos modernos dos modelos mais recentes. No entanto, não é preciso trocar de carro para aproveitar algumas dessas melhorias. Afinal, com o uso...

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você...

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...