Furtos e roubos de celulares são comuns no Brasil e podem ser perigosos. Além disso, eles alimentam o tráfico de drogas e causam pânico. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, em 2021 o Brasil registrou 847,3 mil furtos ou roubos. A seguir, veja como bloquear um celular roubado para evitar maiores prejuízos.
Algumas formas de bloquear um celular roubado
Para lidar com os números alarmantes de celulares roubados, o Governo Federal lançou o aplicativo “Celular Seguro”. Basicamente, ele bloqueia o aparelho em caso de roubo e impede o uso por parte do criminoso.
LEIA MAIS: A bateria do seu notebook está acabando rápido? Aplique estas soluções básicas!
Essa é uma alternativa para evitar que os danos sejam ainda maiores, já que os criminosos podem acessar aplicativos bancários e redes sociais das vítimas. De acordo com informações da Agência Brasil, na primeira semana do programa foram bloqueados 3,8 mil aparelhos. Além dessa nova abordagem, existem outras maneiras de bloquear o celular, veja:
IMEI
O IMEI é uma das formas mais antigas de bloquear um celular. Essa sigla se refere a um código exclusivo presente em todo celular, que pode ser utilizado para bloqueá-lo quando necessário. Para descobrir o código, basta discar *#06# e para fazer o bloqueio é preciso entrar em contato com a operadora ou com a Polícia Civil e informar o código exclusivo.
Buscar iPhone
Para usuários iOS, existe um recurso exclusivo chamado Buscar iPhone, que além de bloquear o aparelho, também permite rastreá-lo através do GPS. Além disso, esse aplicativo garante a segurança bloqueando todos os cartões cadastrados no Apple Pay.
LEIA MAIS: Em nota, FBI alerta para perigos de carregar o celular em aeroporto
Encontre Meu Dispositivo
Similar ao recurso para aparelhos iOS, o “Encontre Meu Dispositivo” funciona para aparelhos Android. Aqui, o usuário pode bloquear todo o aparelho, desde que esteja cadastrado em uma conta Google, o que é muito comum em smartphones. Além disso, vale ressaltar que o bloqueio só é possível com o uso do código PIN do celular.
0 comentários