Gemini 1.5 Flash: a IA do Google ganha nova versão com evoluções – Saiba mais!

Aprenda a usar e explore as melhorias na qualidade e velocidade da IA

por Luciana Gomides
| Em 01/08/2024 às 16:03

Tem novidade para os interessados em inteligência artificial! O Google acaba de lançar a atualização do Gemini! Agora, o Gemini 1.5 Flash conta com respostas mais rápidas, eficientes e precisas. E o melhor, tudo de forma totalmente gratuita e sem limites de interações.

O que há de novo na atualização do Gemini?

A princípio, a atualização do Gemini 1.5 Flash promete um avanço na tecnologia de IA do Google. Só para exemplificar, a nova versão traz melhorias em várias áreas importantes, como:

  • Velocidade: as respostas são geradas em tempo recorde, proporcionando uma experiência mais fluida e natural.
  • Qualidade aprimorada: o raciocínio e a compreensão de imagens atingiram níveis elevados.
  • Contexto expandido: a janela de contexto quadruplicou, passando de 8.000 para 32.000 tokens.
  • Respostas mais precisas e de maior qualidade em relação ao 1.0 Pro

LEIA MAIS: Solo ‘inteligente’ aumenta produção em 138% com menos água – Mundo e-Tech

Além disso, em breve, os usuários vão poder fazer o upload de documentos diretamente do Google Drive ou de seus dispositivos (como já ocorre no ChatGPT, Copilot e Claude IA).

Assim, o Gemini também vai ser capaz de analisar arquivos de dados, além de informações estratégicas. Depois, basta pedir que a IA as apresente por meio de gráficos e diagramas intuitivos.

Como acessar gratuitamente o Gemini atualizado?

Inicialmente, as pessoas que já utilizam a IA do Google podem fazer o upgrade para a atualização do Gemini. Para isso, basta fazer o seguinte:

  • Primeiro, acessar o https://gemini.google.com/app
  • Em seguida, fazer o login com sua conta pessoal do Google (ou do Workspace, em alguns casos)
  • Por fim, iniciar uma conversa com o Gemini normalmente

Mas, para garantir que você está usando a versão mais recente, acesse o menu “Ajuda”, no lado inferior esquerdo, e selecione “Atualizações”. Lá, você encontra todas as informações sobre a atualização do Gemini 1.5 Flash, bem como suas vantagens em relação às versões anteriores.

Vale lembrar que o Google também disponibilizou o teste para a versão Gemini Advanced. Trata-se da versão 1.5 Pro, com janela capaz de produzir até 1 milhão de tokens, entre outras funcionalidades. No entanto, o teste dura um mês e, depois disso, a pessoa precisa assinar para seguir com os recursos premium.

Melhorias na precisão e combate às falhas da IA

Mas, vamos falar mais um pouquinho sobre as melhorias na atualização do Gemini? Afinal, o Google também implementou recursos para combater as chamadas “alucinações” da IA. Resumidamente, elas acontecem quando o chatbot fornece respostas erradas como se fossem verdadeiras. Agora, ao buscar informações, o Gemini fornece:

  • Links para conteúdo relacionado, permitindo que você explore fontes adicionais
  • Verificação dupla das respostas, comparando-as com resultados de busca do Google
  • Destaque para afirmações corroboradas ou contraditórias encontradas na web

Essas melhorias garantem que você receba informações mais confiáveis e precisas, reduzindo significativamente o risco de dados incorretos ou fabricados. Ademais, há dados mais profundos sobre os tópicos que te interessam.

Qual a idade mínima para acessar a atualização do Gemini?

Quando se fala em uso da IA e da internet de modo geral, sempre há uma preocupação: quando é seguro que crianças e adolescentes tenham acesso a elas? A princípio, o Google está expandindo o acesso ao Gemini para adolescentes com idade mínima para gerenciar suas próprias contas.

LEIA MAIS: Carteira digital Google Pay agora aceita PIX; veja como funciona!

Em países como Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e Espanha, por exemplo, essa turminha deve ter, pelo menos, 14 anos. Para a maioria dos outros países, o limite é de 13 anos. Porém, para o Canadá, o Espaço Econômico Europeu (EEE), o Reino Unido e a Suíça, a idade sobe para 18 anos. O ideal, então, é verificar a página oficial do Google para ter certeza.

De qualquer forma, esta expansão oferece aos adolescentes uma ferramenta para:

  • Melhorar a compreensão de matérias escolares com assistência personalizada
  • Preparar-se para exames universitários
  • Receber assistência em projetos criativos, como projetos de redação e apresentações

Inicialmente, a atualização do Gemini tem suporte em mais de 30 idiomas, incluindo espanhol, inglês e português, entre muitos outros. Mas, claro, tanto para adultos quanto adolescentes, vale a ética e bom senso ao utilizar a ferramenta, né?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: Gemini | google

Recentes

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Manter um carro antigo pode ser um desafio, especialmente quando se compara a falta de tecnologia desses veículos com os recursos modernos dos modelos mais recentes. No entanto, não é preciso trocar de carro para aproveitar algumas dessas melhorias. Afinal, com o uso...

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você...

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...