Uma nova aplicação chamada “Death Clock” utiliza inteligência artificial para estimar o tempo de vida restante de seus usuários. A ferramenta foi lançada recentemente, e vai além de calcular uma possível data de falecimento. Ela também incentiva os usuários a adotarem hábitos mais saudáveis para prolongar suas vidas e pode servir até como uma referência para planejamento financeiro.
Como funciona o “Death Clock”?
A interface da aplicação começa com perguntas básicas sobre gênero, seguidas por questões mais detalhadas relacionadas ao estilo de vida. Essas informações são então analisadas por um sistema de IA treinado com base em mais de mil estudos sobre longevidade. Após o processamento, o usuário recebe uma estimativa de idade e data de morte.
LEIA MAIS: Por que temos unhas nos pés? Entenda as suas funções!
Além da estimativa, o “Death Clock” fornece recomendações personalizadas, como ajustes na dieta, melhoria do sono e aumento da atividade física, destacando o impacto potencial de cada mudança no prolongamento da vida.
De acordo com o desenvolvedor da aplicação, Brent Franson, o “Death Clock” consegue fornecer previsões mais precisas do que tabelas de expectativa de vida tradicionais, uma vez que se baseia em um extenso banco de dados que inclui mais de 1.200 estudos e 53 milhões de participantes.
A ferramenta tem atraído a atenção também por servir para auxiliar indivíduos a organizarem melhor suas finanças e a evitarem o risco de esgotar recursos durante a aposentadoria.
Questionamentos éticos
Desde seu lançamento em julho de 2024, o aplicativo “Death Clock” já foi baixado mais de 125 mil vezes, despertando tanto curiosidade quanto debates éticos. Embora sua funcionalidade tenha a intenção de conscientizar as pessoas sobre saúde e bem-estar, há preocupações sobre o impacto psicológico de receber uma previsão tão pessoal.
LEIA TAMBÉM: Como rodar aplicativos Android no PC? Veja 4 opções fáceis!
Além disso, o modelo freemium, que incentiva pagamentos para acesso a mais recursos, e a possibilidade de compartilhar sua previsão para amigos na internet levanta alguns questionamentos éticos sobre a comercialização da saúde.
Disponibilidade no Brasil
Apesar de a proposta ser interessante, infelizmente, o aplicativo ainda não estava disponível nem na App Store, nem no loja Google Play do Brasil, até o fechamento desta matéria. Mas você pode conferir como o aplicativo funciona no vídeo abaixo:
0 comentários