O que é a ‘Shadow AI’? Entenda quais os problemas dessa prática!

Entenda os impactos da Shadow AI e como proteger sua empresa dos riscos.

por Jéssica Bernardo
| Em 01/10/2024 às 09:41
Canva

A Inteligência Artificial (IA) tem transformado diversas indústrias ao redor do mundo, já tendo se tornado uma solução moderna quase onipresente para solução de problemas complexos. No entanto, o crescimento descontrolado da chamada “Shadow AI” está gerando preocupações, especialmente no setor de TI.

Este conceito é relativamente novo, mas seus impactos podem ser bastante negativos se não forem bem gerenciados. Pensando nisso, vamos entender o que é a Shadow AI, como ela vem crescendo e quais os perigos associados a essa tendência.

O que é Shadow AI?

A Shadow AI refere-se ao uso de tecnologias de inteligência artificial dentro de uma empresa sem o conhecimento ou autorização do departamento de TI.

Assim como o termo “Shadow IT”, que descreve a implementação de sistemas e soluções fora do controle oficial da equipe de tecnologia, a Shadow AI segue o mesmo princípio, mas é focada em ferramentas de IA generativa.

LEIA MAIS: 5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Um exemplo comum de Shadow AI é o uso de ferramentas como o ChatGPT por funcionários para automatizar tarefas, como a criação de textos, imagens ou até mesmo códigos, sem seguir as políticas de governança da empresa.

O problema disso é que, apesar de essas ferramentas aumentarem a produtividade, elas também podem expor a organização a grandes riscos, como a perda de dados sensíveis, ataques cibernéticos e violações de conformidade.

O crescimento da Shadow AI

Com o surgimento de IA generativa, acessível a partir de qualquer navegador, a adoção dessas ferramentas não regulamentadas está em crescimento evidente. Pesquisas indicam que cerca de 49% das pessoas já utilizaram IA generativa, e mais de um terço delas faz isso diariamente, de acordo com a Salesforce. Surpreendente, não é?

Além disso, de acordo com estudos recentes, mais da metade dos usuários relatou que sua utilização de IA aumentou desde o primeiro contato com essas ferramentas.

Impactos negativos da Shadow AI

Com já adiantamos, a expansão descontrolada da Shadow AI pode acarretar sérios problemas para as empresas, podendo impactar desde a segurança até a eficiência operacional. Dentre alguns dos principais impactos negativos dessa prática podemos destacar:

1. Riscos de segurança e vazamento de dados

Um dos maiores perigos da Shadow AI é a falta de controle sobre os dados que são processados por essas ferramentas.

Isso porque funcionários podem, desprevenidamente, alimentar algoritmos de IA com informações sensíveis, como dados pessoais de clientes ou segredos comerciais. Como resultado, o risco de vazamentos de dados e até mesmo a exposição a ataques cibernéticos aumentam.

2. Incompatibilidade com as políticas de conformidade

Muitas empresas precisam seguir rigorosos padrões de conformidade e regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.

Nesse sentido, o uso de IA sem supervisão pode facilmente violar essas regras, o que pode resultar em multas pesadas e danos à reputação da organização.

3. Governança e gestão complexa

Outro desafio é a dificuldade de governança. Afinal, à medida que mais funcionários começam a utilizar IA sem a supervisão adequada, a gestão se torna cada vez mais complexa.

Assim, o departamento de TI perde a capacidade de monitorar quais ferramentas estão sendo usadas, o que torna difícil controlar os acessos e garantir a segurança.

LEIA TAMBÉM: iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

Como combater os riscos da Shadow AI?

A boa notícia é que as empresas podem tomar medidas para reduzir os impactos negativos da Shadow AI. Dentre aquelas que podem ser adotadas:

1. Definição de políticas claras de uso de IA

O primeiro passo é criar diretrizes claras sobre o uso de IA no ambiente de trabalho. Dessa forma, a equipe de TI precisa definir quais ferramentas são permitidas, para quais tarefas e com quais tipos de dados.

2. Comunicação e treinamento com funcionários

Porém, não basta que a empresa tenha diretrizes: é essencial que os funcionários estejam cientes das políticas de uso de IA.

Para isso, a empresa deve comunicar de forma clara e frequente quais ferramentas são seguras e como elas podem ser utilizadas. Além disso, oferecer treinamentos práticos sobre o uso responsável de IA é fundamental.

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

RECENTES

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Não há nada mais gostoso do que tomar um belo banho e se sentir limpo após um longo dia de trabalho ou após praticar nossos exercícios, certo? Mas acontece que para os astronautas, os hábitos de higiene muitas vezes se tornam um desafio. Por exemplo, você sabe como os...

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo geralmente conhecido por possibilitar assistir a conteúdos de serviços de streaming diretamente na TV. No entanto, ele é muito mais versátil do que muitos imaginam. Aqui estão seis funcionalidades do Chromecast que vão além do...

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Enquanto o mundo busca alternativas mais limpas para substituir os combustíveis fósseis, os carros movidos a hidrogênio aparecem como uma solução tecnológica de impacto ambiental mínimo. Esses veículos, que convertem hidrogênio em eletricidade com emissões zero, além...

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Os rigorosos requisitos de compatibilidade para o Windows 11 vêm gerando preocupações entre os usuários que possuem computadores mais antigos. Desde que a Microsoft introduziu esses padrões, incluindo a necessidade de CPUs específicas e do módulo TPM 2.0, muitos se...

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

A intensificação de eventos climáticos extremos, associado a problemas de drenagem de grandes cidades, tem trazido à tona discussões sobre a segurança de veículos em situações de inundação, especialmente os carros elétricos (EVs). Com vídeos de proprietários...

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um...

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Quase dois séculos após a morte de Ludwig van Beethoven, a ciência moderna atendeu a um pedido que o compositor fez em vida: entender as condições de saúde que acompanharam sua existência e, possivelmente, contribuíram para sua morte precoce. Para isso, um estudo,...

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

Na hora de escolher um novo par de fones de ouvido, muitos se deparam com a dúvida: optar por modelos sem fio, que são práticos e modernos, ou pelos tradicionais fones com fio? Embora os modelos Bluetooth ofereçam mobilidade, os fones com fio ainda mantêm vantagens...

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

6 ajustes para fazer a bateria do seu Galaxy Watch durar mais

O Galaxy Watch - o relógio inteligente da Samsung - é um companheiro inteligente que facilita a rotina de quem o usa, mas muitos usuários percebem que sua bateria pode se esgotar mais rápido do que gostariam. Para aproveitar ao máximo seu relógio e estender a duração...

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

Senhas mais usadas de 2024: Evite-as para proteger seus dados!

No mundo digital, onde senhas são a chave para praticamente tudo — desde contas bancárias até dispositivos inteligentes —, a escolha de combinações fáceis de lembrar pode se tornar uma grande vulnerabilidade. Um estudo da NordPass, especializado em gestão de senhas,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *