iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

Explore as razões estratégicas e técnicas que levaram a isso - ou será superstição?

por Luciana Gomides
| Em 27/09/2024 às 13:48

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você nunca reparou, o Windows 8 também deu um salto. E aí, por que nunca tivemos um iPhone 9 nem um Windows 9? Será superstição ou só estratégia?

De modo geral, as atualizações de software e dispositivos sempre seguem numerações consecutivas para sinalizar a evolução de cada modelo. Mas, tanto a Apple quanto a Microsoft decidiram quebrar essa tradição ao omitirem versões de suas linhas de produtos. A verdade é que a escolha não foi por acaso – nem por crenças.

Por que não há um iPhone 9 nem um Windows 9?

A princípio, as omissões têm razões técnicas e estratégicas que refletem a complexidade da indústria tecnológica. Embora as empresas nunca tenham dado uma explicação oficial, as pistas estão um pouquinho claras.

LEIA TAMBÉM: Livre-se destes 5 grandes ‘incômodos’ do Windows 11 – Saiba o que fazer!

Por que o iPhone foi direto do 8 para o X?

Em 2017, a Apple lançou o iPhone X (lido como “dez”), comemorando o décimo aniversário do aparelho. Naquele ano, também apresentou ao mundo o iPhone 8, mas de forma curiosa, pulou o número 9. Desde então, analistas e usuários especulam sobre os motivos.

A teoria mais aceita é que a big tech quis que o iPhone X marcasse uma década de evolução. Isso porque a ideia era ver o smartphone como uma transformação, não uma atualização incremental. E foi exatamente isso que ele representou, lembra? Afinal, trouxe grandes mudanças como:

  • remoção do botão de início
  • introdução do Face ID (reconhecimento facial) no lugar do Touch ID
  • tela OLED sem bordas.

O número 9, nesse contexto, não teria o mesmo impacto. Ademais, seria percebido como simples evolução do anterior.

Microsoft e o salto do Windows 8 para o Windows 10

Assim como a Apple, a Microsoft também optou por pular o número 9 quando lançou o Windows 10 em 2015. Apesar de não haver um esclarecimento efetivo, indícios mostram que a empresa queria se afastar de um passado problemático.

O Windows 8 introduziu grandes mudanças na interface, como blocos dinâmicos que tentavam unificar a experiência entre PCs e tablets. Mas a recepção foi complicada, com críticas pesadas por parte dos usuários. Isso se deu principalmente pelo impacto negativo no uso de PCs e laptops tradicionais.

Em resposta, a Microsoft lançou o Windows 8.1 em 2013, mas as atualizações não foram suficientes para apagar a má impressão. Diante disso, sentiu a necessidade de um recomeço. Assim, ignorou o Windows 9, e o Windows 10 surgiu como um novo capítulo.

LEIA TAMBÉM: 7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo

No entanto, além do marketing, havia razões técnicas para essa escolha. Programas antigos, cujo projeto devia identificar as versões do Windows pelos primeiros dígitos, poderiam confundir o Windows 9 com o Windows 95 ou 98, causando erros.

Mas, há uma outra curiosidade…

Ok, nenhuma das duas gigantes assume haver algum misticismo nessa escolha de saltar o número 9 nos lançamentos. Entretanto, há ainda uma curiosidade (claro). Ela está na pronúncia do número 9 no Japão, semelhante à palavra “dor”.

No caso do Windows, até chegaram a mencionar o fato na época das atualizações. Entretanto, a empresa de Bill Gates não afirma que isso foi um fator decisivo para a decisão.

E aí, qual é a sua opinião? Tem, ou não, alguma superstição nesses lançamentos, hein?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: iPhone | windows

Recentes

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...

Quanto exercício fazer para compensar suas horas sentado? Estudo revela!

Quanto exercício fazer para compensar suas horas sentado? Estudo revela!

Um recente estudo revelou que cerca de 30 a 40 minutos de atividade física moderada a vigorosa por dia pode neutralizar os efeitos negativos de se passar longos períodos sentado. Essa descoberta é especialmente relevante para pessoas que passam muitas horas do dia em...

7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo

7 recursos para ficar de olho ao escolher o smartphone certo

Ao comprar um smartphone, é fácil se perder nas especificações técnicas, como processadores, RAM e resolução de tela. No entanto, há uma série de outras especificações que podem ser igualmente importantes para sua experiência com o dispositivo. Para te ajudar na...