Com mais de 60 milhões de aparelhos vendidos, a Samsung volta a assumir a liderança na venda de celulares em todo o mundo, deixando a Apple em segundo lugar. Os dados são da empresa de pesquisa IDC e se referem aos três primeiros meses do ano. Com isso, mostram o quanto o mercado anda competitivo e, sobretudo, o impacto que a empresa da maçã parece sofrer.
Segundo o relatório, o grande responsável pelo sucesso é o modelo Samsung Galaxy S24, cujo lançamento se deu no início deste ano. Com isso, a marca angariou 20,8% da cota global, ainda que apresente uma ligeira queda de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
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Já a Apple comercializou 50,1 milhões de aparelhos, correspondendo a 17,3% da cota mundial. Em comparação ao primeiro trimestre de 2023, foram 5 milhões de unidades a mais, levando-a à cota de 20,6%. Sendo assim, a queda no volume de vendas foi maior que a da marca sul-coreana: 9,6%.
Por que os números da Apple em celulares caíram tanto?
A princípio, os relatórios indicam que a venda dos modelos de iPhone tiveram uma queda de 10% no primeiro trimestre de 2024. Isso se deve principalmente à crescente competição por parte dos fabricantes de celulares Android. Só para ilustrar, de janeiro a março, os envios globais de smartphones aumentaram 7,8%, alcançando um total de 289,4 milhões de unidades.
Foi justamente nesse contexto que a Samsung conseguiu retomar o primeiro lugar da Apple. Isto é, enquanto uma “comia” uma parcela importante das vendas com seus lançamentos, a outra via seu volume diminuir mediante a concorrência. O mais interessante é que essa queda veio após um desempenho forte no trimestre que terminou em dezembro, quando a empresa superou a Samsung como o maior fabricante de telefones do mundo.
Naquela época, o principal impulsionador foi o iPhone 15. No entanto, outro fator desfavorável para a Apple é a influência crescente de marcas chinesas como Huawei e Xiaomi. Ambas também ganharam participação de mercado graças aos seus dispositivos e preços competitivos.
Só para exemplificar, a Xiaomi, um dos principais fabricantes de smartphones da China, consolidou-se em terceiro lugar no mercado, conquistando uma participação de 14,1% no primeiro trimestre de 2024.
Ainda há chances de recuperação
Ok, os números iniciais não são nada animadores, mas o ano não está perdido para a Apple. Afinal, a empresa não teve lançamento de celular em 2024 e isso pode ajudar a mudar a situação atual.
Ademais, em junho, ocorre a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC), evento no qual a marca tradicionalmente mostra as atualizações de software que chegam ao iPhone, iPad e outros dispositivos.
Inclusive, espera-se que a Apple anuncie o iOS 18, bem como a chegada de mais recursos de inteligência artificial aos seus aparelhos. Sendo assim, mais uma chance de resgatar e motivar os usuários a buscar seus modelos disponíveis no mercado.
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Por fim, em setembro, a expectativa é de anúncio do iPhone 16, sobre o qual, por enquanto, não há nenhuma novidade confirmada. Entretanto, é o momento mais importante da empresa e que permite impulsionar as vendas para o final do ano.
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