Já assistiu ao filme Sociedade no Gelo? A produção da Netflix é uma das obras que conta a história do acidente envolvendo o time de rugby Old Christians Club, do Uruguai, no Chile. Dos 45 ocupantes, apenas 16 sobreviveram à queda na Cordilheira dos Andes. O resgate só ocorreu 72 dias depois. Atualmente, no entanto, apenas 14 estão vivos. Veja, a seguir, como eles estão.
Fernando Parrado
Após perder a mãe e a irmã no acidente, Fernando Parrado voltou a Montevidéu e, em seguida, tornou-se uma das figuras mais conhecidas do grupo de sobreviventes. Inclusive, Parrado foi um dos sobreviventes que cruzou a Cordilheira em busca de socorro.
Depois do acidente, ele seguiu uma carreira no automobilismo, competindo pela equipe Alfa Romeo em torneios europeus. Depois, tornou-se apresentador e produtor de televisão.
LEIA MAIS: O Exorcista: 5 motivos que ainda te fazem morrer de medo!
Roberto Canessa
Além de retomar a carreira no rugby, chegando à seleção nacional do esporte, Roberto Canessa se formou em Medicina. Ele se especializou em cardiologia infantil e passou a lecionar em universidades.
Em 1994, concorreu às eleições presidenciais pelo Partido Azul, mas não foi eleito. Canessa também é uma das figuras mais conhecidas entre os sobreviventes.
Carlos Páez Rodríguez
Após o resgate, Carlos Páez Rodríguez trabalhou como técnico agrônomo e publicitário. No entanto, ao longo das últimas décadas, enfrentou problemas com dependência química e álcool, assuntos que abordou abertamente em entrevistas e palestras.
Ainda assim, também é um dos principais nomes do grupo. Inclusive, seu filho o representou no filme da Netflix.
Antonio Vizintin
Antonio Vizintin tornou-se palestrante e empresário, atuando no segmento da indústria química.
Roberto François
Roberto François, conhecido como Bobby, mantém um rancho onde atua com agropecuária.
Eduardo Strauch
Arquiteto e pintor, Eduardo é um dos sobreviventes retratados em Sociedade no Gelo. Inicialmente, formou-se em Direito, mas abandonou a carreira para se dedicar a outras áreas.
Com ele, viajaram os primos Adolfo Strauch e Daniel Fernández. Adolfo é fazendeiro e cria gado. Já Daniel é formado em agronomia e se tornou empresário em áreas como tecnologia.
Gustavo Zerbino
Gustavo Zerbino também foi escalado para a seleção nacional de rugby. Ele tornou-se dirigente do esporte, à frente da União de Rugby do Uruguai. Zerbino também atuou no ramo farmacêutico e foi presidente de uma empresa química.
Outros sobreviventes
Além dos nomes acima, o filme Sociedade no Gelo também destacou outras vítimas que sobreviveram à queda. Aliás, foi com base nesses relatos que o filme foi produzido.
- Alfredo Delgado: formou-se em Direito e tornou-se advogado.
- Roy Harley: se formou em Engenharia Industrial, seguindo a carreira do pai.
- Álvaro Mangino: viveu no Brasil por alguns anos, onde atuou como empresário. Ao retornar ao Uruguai, tornou-se conselheiro do time de rugby Old Christians Club.
- Ramón Sabella: mudou-se para o Paraguai, onde se estabeleceu como empresário e palestrante.
- José Pedro Algorta: formou-se em Economia e mudou-se para a Argentina, onde trabalhou como consultor. Mais tarde, retornou ao Uruguai e fundou sua própria consultoria.
O acidente de Sociedade no Gelo
Em 13 de outubro de 1972, um avião da Força Aérea Uruguaia transportando 45 pessoas de Montevidéu para Santiago, no Chile, caiu na Cordilheira dos Andes. Apenas 16 passageiros sobreviveram ao acidente e eles foram forçados a passar 72 dias no local até serem resgatados.
O Vale das Lágrimas é o lugar onde ficaram acampados nos primeiros dias após o acidente. O nome reflete as lágrimas derramadas pelos passageiros, que estavam em choque e desespero.
LEIA MAIS: Desenhos animados: 8 personagens que atraem os introvertidos
Hoje, muitos aventureiros também se aventuram a explorar a Cordilheira dos Andes, tentando percorrer o mesmo caminho que Roberto Canessa e Nando Parrado fizeram em busca de ajuda.
Além disso, em expedições ao longo desses anos, amigos, familiares e turistas conseguiram recuperar alguns pertences dos passageiros. No entanto, ainda há muitos itens enterrados no local.
Sobre o filme, Sociedade no Gelo é um dos mais assistidos na Netflix e é cotado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
ARTIGOS RELACIONADOS:
0 comentários