O Exorcista: 5 motivos que ainda te fazem morrer de medo!

por Luciana Gomides
| Em 22/01/2024 às 21:30

O filme é antigo? Sim. Tem efeitos especiais que, hoje, se tornaram duvidosos? Também. Mas, que atire a primeira pedra quem não fecha os olhos com a famosa cena da Regan girando a cabeça!!!!! Ou, ainda, com a menina descendo as escadas! O que, afinal, faz com que O Exorcista ainda meta medo em tanta gente, mesmo 50 anos após sua produção?

O Exorcista, dirigido por William Friedkin e baseado no romance homônimo de William Peter Blatty, foi lançado em 1973. Já na época, foi um sucesso comercial e de crítica, um dos filmes de terror mais bem-sucedidos de todos os tempos.

LEIA MAIS: 5 descobertas científicas que estabeleceram novos recordes em 2023

Mas, há relatos de que, enquanto em exibição nos cinemas, as pessoas passavam mal, vomitavam e tinham crises de pânico. Contudo, o fenômeno foi tão grande que levou pesquisadores a levantar, ao menos, 5 hipóteses para o efeito tremendo do Exorcista, até hoje.

1) Poderia ter acontecido com qualquer um – inclusive, você

O Exorcista não é um filme sobre alienígenas ou máquinas que (ainda) não existem. Trata de pessoas normais, assim como você, seu vizinho e sua amiga. Ou seja, além de explorar o medo do desconhecido, poderia acontecer com qualquer pessoa.

O filme também é importante porque ajudou a quebrar, pelo menos um pouco, o tabu sobre a possessão demoníaca.

2) A intensa transformação de Regan

Inegavelmente, uma das coisas que mais assusta em O Exorcista é a própria transformação da menina. Regan começa o filme como uma garota inocente e, de repente, passa a ser um demônio. Uma atuação, ao mesmo tempo, fascinante e arrepiante.

Embora gradual, essa mudança é perceptível a cada cena. O rosto se torna cada vez mais deformado, a voz fica mais grave e agressiva, e o comportamento se torna cada vez mais violento.

Mas, talvez, isso seja uma combinação de dois fatores. Primeiro, a maquiagem extremamente realista e assustadora, feita para criar uma sensação de horror e repulsa no público. Além disso, a atuação impressionante de Linda Blair, especialmente ao transmitir a dualidade da personagem.

Em suma, a transformação de Regan é uma das cenas mais memoráveis do filme, e continua a aterrorizar o público até hoje. Só para exemplificar, o giro de 360° da cabeça de Regan continua sendo reproduzido em filmes e séries de terror.

3) Os efeitos especiais de O Exorcista

Embora bastante artesanais, os efeitos especiais de O Exorcista impressionam. Principalmente quando você descobre como foram feitos. Alguns exemplos marcantes:

    <li”>a chegada do padre Merrin à casa de Regan é marcada pela neblina e pela escuridão, enquanto a luz do quarto da menina brilha como um farol

  • camas voando, quartos tremendo, móveis se movimentando e Regan suspensa no ar ou sendo chacoalhada de forma desumana.
  • a fumaça saindo da boca dos atores, o que foi possível com a criação de um ambiente similar a uma geladeira. O elenco não conseguia sentir seus próprios membros!

Mas, inegavelmente, uma das cenas mais emblemáticas do filme é a “da aranha”. Nela, Regan desce as escadas da casa de costas virada para o chão, andando com os braços e os pés.

A princípio, a cena foi retirada da versão original de 1973 porque o diretor não conseguiu inseri-la harmoniosamente na narrativa. No entanto, entrou em um relançamento de 2000.

4) Voz sem gênero

“O Exorcista” é considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos, e o seu som é um dos principais responsáveis por esse efeito. Tanto que recebeu duas estatuetas do Oscar: uma de melhor roteiro adaptado e outra de melhor som.

Inicialmente, o objetivo da direção era criar algo que fosse, ao mesmo tempo, opressivo e inquietante. Para isso, combinou uma variedade de elementos sonoros, incluindo efeitos especiais, sons naturais e até mesmo a voz de uma atriz.

Contudo, a voz do demônio que possui Regan é um dos aspectos mais marcantes do som do filme. Como mudar a voz de Blair não gerou o efeito esperado, outra atriz entrou na jogada.

Mercedes McCambridge gravou uma série de sons guturais e sibilantes que, então, foram combinados com outros efeitos sonoros para criar a voz do demônio. E quanto ao barulho de Regan girando a cabeça?

Esse som curiosamente veio de uma carteira de couro cheia de cartões de crédito que foi arranhada e rasgada. A virada dramática da cabeça de Regan foi feita com uma boneca.

5) O Exorcista é cheio de maldições

Por fim, lendas e maldições que continuam a gerar polêmica até hoje. Primeiro, as reações físicas e psicológicas negativas dos espectadores ao assistir. Só para exemplificar, houve relatos de vômitos, desmaios, convulsões e até abortos espontâneos.

Além disso, há informações sobre uma série de acontecimentos macabros, como mortes e incêndios. Segundo os atores, 9 pessoas que estavam na produção morreram, entre elas, o ator Jack MacGowran, que interpreta o padre Burke Dennings.

Também houve um incêndio no set de filmagem e, embora sem feridos, o incidente paralisou o trabalho por seis semanas. O burburinho foi tanto que a direção pediu para que um padre (de verdade) “exorcizasse” os estúdios.

LEIA MAIS: Feito histórico: adolescente de 13 anos é o primeiro a ‘zerar’ o Tetris

Enfim, “O Exorcista” é um filme que continua a gerar polêmica e a fascinar o público. Seja por suas lendas, por sua qualidade cinematográfica ou por seu conteúdo religioso, um clássico do cinema de terror que continua a causar impacto até hoje.

E em você, ainda mete medo?

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários