Percebeu que está na hora de trocar de smartphone? Esse momento pode ser um pouco delicado, ainda mais se considerarmos os preços de um celular hoje em dia. Ainda assim, como esse aparelho é muito necessário, nos esforçamos para comprar. Entretanto, é preciso ficar atento para que o barato não saia caro. Veja por que não comprar um celular antigo com sistema operacional Android.
Você deve fugir do aparelho com sistema operacional Android antigo pelos seguintes motivos
Na hora de comprar um aparelho novo, é comum buscarmos aqueles que têm o preço mais acessível. Geralmente, os mais baratos são modelos antigos que não recebem mais atualizações. À primeira vista, parece ser uma ótima ideia, considerando o custo-benefício. Mas existem razões que devem te desestimular a fazer essa compra, veja quais são:
Conexão de internet mais lenta
Com o passar dos anos, a tecnologia de rede evoluiu e hoje temos acesso ao 5G, que é o máximo de velocidade que temos até então. Entretanto, visto que se trata de uma atualização recente, muitos aparelhos antigos não possuem a conectividade com o 5G.
LEIA MAIS: 5 aplicativos gratuitos da Claro para maximizar seu plano
Tempo de carregamento maior
Talvez você não saiba, mas outro aspecto na tecnologia dos celulares que mudou muito é a rapidez no carregamento dos celulares. Os modelos mais antigos podem demorar mais para carregar, especialmente se eles não tiverem a entrada USB-C, que é muito mais ágil na hora de receber uma carga.
Mais lentidão no uso
Da mesma forma como a tecnologia evoluiu, as nossas necessidades também evoluíram, e hoje em dia precisamos do celular para muito mais do que apenas fazer ligações. Para isso, é preciso termos um celular que seja rápido, porém a memória RAM e o processador do aparelho são antigos e, por isso, apresentam lentidão.
Maior risco de ataques cibernéticos
Como já mencionamos, os celulares mais antigos não recebem atualizações de fábrica. Com isso, eles ficam mais suscetíveis a ataques de vírus perpetrados por criminosos em busca de dados. Segundo o site Tilt, da UOL, manter o celular atualizado é a melhor maneira de prevenir invasões de dados, já que cada atualização corrige bugs que possibilitam a entrada desses vírus.
LEIA MAIS: Aplicativos estão coletando dados pessoais em excesso, dizem estudos!
Câmera de qualidade inferior
Por último, mas não menos importante, é preciso considerar que os celulares mais recentes sempre possuem melhor qualidade de câmera. Isso significa que um celular mais antigo pode ser frustrante na hora de tirar fotos e gravar vídeos.
Para mais conteúdos e dicas sobre tecnologia, acesse o site e-Tech.