Não tem jeito: basta chegar o verão que o aumento do consumo de energia por conta do uso de ar-condicionado cresce. Apesar do aparelho trazer o conforto para os dias quentes, eles também contribuem para uma conta de luz mais cara e mais degradação do meio ambiente. Por isso, confira algumas dicas de como gastar menos energia com o ar-condicionado.
5 formas de reduzir o gasto com o ar-condicionado
O ar-condicionado de fato é a maneira mais eficiente de combater o calor que pode ser extremo no verão brasileiro. Acontece, entretanto, que muita gente não dá conta da despesa inclusa. Segundo reportagem do site Tilt, da Uol, o aparelho é um dos grandes responsáveis pelo encarecimento da conta de luz do brasileiro.
LEIA MAIS: 10 dicas para aumentar a vida útil do seu robô aspirador
Além disso, a matéria mostra que ter um ar-condicionado em casa e usá-lo regularmente pode custar R$ 1000 em energia ao mês. Mesmo quem usa de forma moderada pode ter um aumento de 50% na conta de energia. Para amenizar a situação, confira as seguintes dicas:
Faça uso da função sleep
A maioria dos aparelhos modernos conta com essa função que serve justamente para economizar a energia. Isso porque, ao ativar a função na hora de dormir, você tem a garantia de que durante a madrugada a temperatura irá aumentar aos poucos, o que pode resultar em menor gasto.
Intercale o ar-condicionado com ventiladores
Já notou que, ao desligar o ar-condicionado, a sala permanece ainda um tempo refrigerada? Dito isso, uma boa dica é separar momentos para desligar o aparelho e, nesse momento, utilizar os ventiladores para complementar o refrigério já existente no cômodo.
Faça manutenção frequente
Um dos motivos pelos quais o ar-condicionado pode gastar mais energia do que deveria é a sujeira que pode comprometer o seu funcionamento. Por isso, é muito importante que haja manutenções frequentes no aparelho e realizar periodicamente a limpeza dos filtros de ar.
Compre aparelhos mais recentes
O mercado está atento aos gastos do ar-condicionado, o que leva muita gente a desistir de comprá-los. Por isso, as novas versões desse eletrodoméstico possuem maior eficiência e menor gasto de energia, tornando-se assim mais sustentáveis e mais baratas. Dê preferência aos modelos inverter, que garantem uma maior eficiência energética.
LEIA MAIS: Como o Galaxy Watch monitora o estresse de quem usa? Conheça a função!
Feche as janelas e persianas
Por fim, aqui vai uma dica para preparar o seu cômodo para receber o ar-condicionado: deixe todas as janelas, cortinas e persianas fechadas. Isso irá impedir que o calor aqueça o quarto e que o aparelho gaste mais energia para resfriá-lo.
0 comentários