Se você percebe que sua rede Wi-Fi está mais lenta do que o normal, mesmo sem uma quantidade significativa de dispositivos conectados, é possível que intrusos estejam se aproveitando dela. Vamos explorar estratégias práticas para descobrir quem está utilizando sua rede sem permissão e como garantir a proteção e segurança na sua internet.
Proteção na internet: Softwares para acabar com intrusos na sua rede Wi-Fi
Uma abordagem eficaz para identificar dispositivos indesejados em sua rede é utilizar softwares de análise específicos. Veja algumas opções acessíveis para diferentes plataformas:
LEIA MAIS: Veículos elétricos têm risco maior de incêndio que os convencionais?
IP Tools: WiFi Analyzer (iOS, Android):
Este aplicativo, disponível para iOS e Android, oferece uma análise abrangente da rede Wi-Fi, exibindo todos os dispositivos conectados. Ele até mesmo categoriza os aparelhos por fabricante, permitindo que você identifique intrusos de maneira eficiente. O WiFi Analyzer fornece detalhes como endereço IP, essenciais para diferenciar dispositivos autorizados dos invasores.
Fing (Android):
Exclusivo para Android, o Fing é uma ferramenta eficaz e intuitiva. Com recursos avançados de monitoramento, ele escaneia a rede Wi-Fi, revelando dispositivos conectados, inclusive identificando fabricantes e modelos sempre que possível. Sua interface amigável torna o processo acessível até para usuários menos experientes.
Angry IP Scanner
Angry IP Scanner (Windows, macOS e Linux): Se você prefere uma solução para desktop, o Angry IP Scanner é uma escolha sólida. Com uma interface simples, mas poderosa, ele varre rapidamente a rede, distinguindo dispositivos ativos e inativos. Além disso, possibilita realizar um Ping e identificar dispositivos, fornecendo o endereço IP.
Banindo dispositivos intrusos
Uma vez identificados os intrusos, é hora de agir. A maneira mais simples de afastar dispositivos indesejados é alterar a senha do seu roteador.
LEIA MAIS: Aba anônima é privada mesmo? Saiba porque não é bem assim!
Isso impedirá que eles continuem a utilizar sua rede mesmo que tenham descoberto a senha anterior. Além disso, aproveite os endereços IP dos dispositivos identificados como invasores para bloqueá-los diretamente no roteador Wi-Fi.
Isso é uma medida adicional de segurança, assegurando que mesmo se a senha for comprometida ou se os dispositivos não forem removidos, eles não terão acesso à sua rede.
0 comentários