Veículos elétricos têm risco maior de incêndio que os convencionais?

por Jéssica Bernardo
| Em 13/03/2024 às 10:00

Nos últimos anos, a ascensão dos veículos elétricos tem gerado debates sobre sua segurança, especialmente em relação ao risco de incêndio em veículos elétricos e acidentes envolvendo scooters elétricas.

Por isso, abaixo vamos explorar dados reais e as estatísticas para entender melhor se vale a pena se preocupar com esses riscos.

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Incidência de incêndios em veículos elétricos

De acordo com dados da EV FireSafe, entre 2010 e junho de 2023, foram registrados apenas 393 incêndios verificados em baterias de veículos elétricos em todo o mundo, num número total de cerca de 30 milhões de carros desta categoria em circulação.

Esses números indicam uma incidência extremamente baixa de incêndios em veículos elétricos, o que é positivo para os usuários e interessados.

Normalmente, esses incêndios são desencadeados por falhas na bateria de lítio, danos físicos resultantes de colisões ou até mesmo superaquecimento durante o carregamento.

Nesse caso, a reação em cadeia conhecida como fuga térmica pode levar à combustão da bateria, emitindo gases tóxicos e representando desafios significativos para os bombeiros e equipes de emergência.

Mas, existe uma notícia relativamente confortante que pode promover uma segurança ainda maior para os usuários, já que ao comparar os riscos de incêndio, os dados revelam uma diferença grande entre os veículos elétricos e os movidos a combustíveis fósseis.

A taxa de incêndios em carros elétricos é significativamente menor em comparação com veículos a gasolina e diesel. Um relatório da Agência Sueca de Contingências Civis aponta que os veículos a combustão têm uma probabilidade pelo menos 20 vezes maior de pegar fogo do que os veículos elétricos.

Risco de acidentes em scooters elétricas

Além dos incêndios em veículos elétricos, é importante considerar o risco de acidentes em scooters elétricas. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no uso dessas opções para deslocamentos urbanos. No entanto, junto com essa popularidade, veio um aumento correspondente nos acidentes.

Os dados mostram que as scooters elétricas apresentam taxas de acidentes mais elevadas do que outros modos de transporte.

Manobras arriscadas, falta de treinamento dos usuários e infraestrutura inadequada das vias são alguns dos principais fatores que contribuem para esses acidentes.

No caso de incêndios, as taxas de incidentes de segurança rodoviária mostram que no primeiro semestre de 2023, foram registrados mais de 500 incêndios em baterias de scooters elétricas em todo o mundo, resultando em 138 feridos e 36 mortes.

Esses números destacam que os riscos associados a esse meio de transporte são um pouco maiores, infelizmente.

Isso pode acontecer devido ao design mais propenso a problemas e construção de baterias de baixa qualidade.

Iniciativas de segurança e regulamentação

Diante desses desafios, governos e organizações estão implementando iniciativas de segurança e regulamentação para mitigar os riscos.

Uma bateria de veículo elétrico pode pegar fogo por uma variedade de razões e essa diversidade de causas ressalta a complexidade dos desafios de segurança associados aos veículos elétricos.

O banco de dados EV FireSafe revela que cerca de 18% dos incêndios ocorrem durante o processo de carregamento dos veículos, enquanto 2% ocorrem dentro de uma hora após a desconexão do carregador.

Além disso, aproximadamente 25% dos incidentes acontecem em espaços subterrâneos, 31% durante o estacionamento ao ar livre e 29% durante a condução, com os restantes 15% ocorrendo em circunstâncias desconhecidas.

O que se sabe é que um curto-circuito interno pode desencadear uma reação em cadeia chamada fuga térmica, na qual a bateria gera mais calor do que pode dissipar, resultando em um incêndio.

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A maioria dos incêndios em baterias, aproximadamente 95%, é classificada como incêndios de ignição, que geram chamas direcionais semelhantes a jatos. Os 5% restantes envolvem uma explosão de nuvem de vapor, adicionando complexidade aos desafios de combate a incêndios em veículos elétricos.

Esses dados destacam a importância de abordar não apenas as causas fundamentais dos incêndios em baterias, mas também as circunstâncias em que esses incidentes ocorrem, para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e resposta a emergências.

Em todo caso, o que conforta os usuários é saber que mesmo com os riscos, ainda sim o carro elétrico, segundo comparativos, é mais seguro do que um carro a combustão para casos da categoria que abordamos!

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

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