Recentemente, as operadoras Vivo, Tim e Claro aderiram ao programa Celular Seguro, uma iniciativa do governo destinada a combater o roubo e furto de celulares. Fique por dentro!
O que é o programa celular seguro?
O Celular Seguro é um programa lançado pelo governo brasileiro com o objetivo de tornar os celulares roubados inutilizáveis, dificultando a ação de criminosos e protegendo os dados dos usuários.
A iniciativa utiliza um aplicativo, disponível para Android e iOS, que possibilita o bloqueio imediato da linha telefônica e de aplicativos do celular, como WhatsApp e redes sociais, quando há um alerta de roubo ou furto.
Funcionamento do programa e participação das operadoras
Para usar o Celular Seguro, o usuário deve vincular sua conta no aplicativo à sua conta Gov.br. Após cadastrar os dados do celular, o usuário pode registrar uma ocorrência de perda, roubo ou furto diretamente pelo app.
A partir desse momento, as operadoras recebem o pedido e bloqueiam o chip do dispositivo rapidamente.
Além do bloqueio do chip, o programa também bloqueia aplicativos bancários, evitando que os criminosos acessem contas e realizem transações fraudulentas.
Outra funcionalidade importante é a possibilidade de indicar um contato de confiança, que pode realizar o bloqueio em nome do usuário caso este não consiga fazê-lo.
Com a mais recente adesão da Vivo, agora as três maiores operadoras do país participam do programa e, com isso, a eficiência do Celular Seguro aumenta significativamente. O rápido bloqueio dos dispositivos dificulta a revenda e a reutilização dos aparelhos roubados, desestimulando os criminosos e reduzindo os índices de roubo e furto.
Dados estatísticos positivos
A integração das operadoras com o programa já mostra resultados promissores. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, comparando-se os primeiros trimestres de 2024 e 2023, houve uma redução de 44% nos índices de roubo e 18% nos índices de furto de celulares, e um aumento de 139% na recuperação de aparelhos no estado.
Iniciativas semelhantes pelo mundo internacionais
Iniciativas semelhantes ao Celular Seguro existem em outros países, cada uma adaptada às suas realidades locais.
Nos Estados Unidos, por exemplo, há o programa “Kill Switch”, que permite o bloqueio remoto de smartphones roubados. Esse programa tem contribuído para a diminuição dos índices de roubo de celulares em várias cidades americanas.
Na Europa, alguns países adotaram sistemas de registro de IMEI, que também ajudam a combater o roubo de dispositivos móveis.
0 comentários