A China mais uma vez surpreende o mundo da tecnologia com o lançamento do Tianhe-3, o mais recente e poderoso supercomputador do planeta.
Desenvolvido na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, este gigante da computação promete transformar a pesquisa e a análise de dados em todo o mundo. Entenda detalhes!
LEIA MAIS: 6 grandes descobertas ‘acidentais’ que mudaram o mundo
A evolução da tecnologia: Tianhe-3
O Tianhe-3 é mais um supercomputador de uma linha impressionante que inclui seus predecessores, o Tianhe-1 e o Tianhe-2.
O último da linha, o Tianhe-2A, ainda está entre os 30 supercomputadores mais poderosos, de acordo com a TheNextPlatform. Agora, o Tianhe-3 assume a liderança, elevando ainda mais o padrão da computação de alto desempenho.
Embora os detalhes exatos sobre a potência do Tianhe-3 não tenham sido divulgados, especula-se que esteja operando com uma incrível capacidade máxima de 2.05 exaflops, com uma média de desempenho mantida em 1,57 exaflops.
Isso o coloca no topo do ranking como “a máquina mais potente já montada na Terra”, de acordo com o TheNextPlatform. Mesmo diante do desenvolvimento do “El Capitan” nos Estados Unidos, em colaboração com HP, AMD e Lawrence Livermore National Laboratory, considerando essas condições apresentadas, o Tianhe-3 manterá sua posição como o mais poderoso do mundo.
Especificações técnicas e impacto na pesquisa
O Tianhe-3 é um exemplo de excelência técnica, adotando um design híbrido que combina CPU e acelerador computacional, juntamente com três tipos diferentes de memória.
Seu processador foi desenvolvido e produzido pela Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC), a maior fabricante de chips da China.
LEIA MAIS: 5 ótimos chatbots que você deveria conhecer – e como potencializá-los!
Com uma capacidade tão impressionante, o Tianhe-3 está destinado a impulsionar avanços significativos em áreas como análise de big data e treinamento de modelos de inteligência artificial.
Operando no Centro Nacional de Supercomputação de Guangzhou, a máquina não é apenas um avanço tecnológico, mas também uma ferramenta vital para pesquisadores e cientistas em toda a província.
Sua capacidade de processamento promete acelerar descobertas e inovações em uma ampla gama de disciplinas, moldando o futuro da ciência e da tecnologia!
0 comentários