Você já notou como alguns SUVs parecem bem próximos aos hatches? Isso não é coincidência. No setor automotivo, a tendência de transformar hatches populares em SUVs está ganhando terreno, seguindo uma estratégia de oferecer ao mercado variantes mais robustas de modelos já bem-sucedidos. Veja três desses SUVs que, embora categorizados como tais, guardam uma essência claramente derivada dos hatches.
1. Renault Kardian
O primeiro exemplo é o Renault Kardian, um desenvolvimento brasileiro baseado no Dacia Sandero, hatch compacto fabricado pela marca romena Dacia, que faz parte do Grupo Renault. O Kardian utiliza as mesmas portas do Sandero, mas se diferencia bastante nos elementos externos e na proposta geral do veículo.
LEIA MAIS: Como liberar espaço excluindo arquivos inúteis do WhatsApp no seu celular?
O modelo possui motor 1.0 Turbo TCe de três cilindros, que oferece 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas, garantindo trocas de marchas rápidas e suaves. O veículo também apresenta boas dimensões para o segmento, com 4,12 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos. Com isso, consegue oferecer um interior espaçoso e confortável para os passageiros.
O Renault Kardian também vem equipado com diversas tecnologias modernas. Entre os destaques estão a central multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de assistentes de condução como o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego. O SUV também se sobressai em segurança, com seis airbags e controle de estabilidade e tração.
2. Fiat Pulse
Fiat Pulse, originalmente apelidado de SUV do Argo antes de seu lançamento. Apesar de possuir alterações estruturais, como uma dianteira mais imponente e suspensão elevada, o Pulse mantém a plataforma e até alguns componentes externos idênticos ao Argo, seu irmão hatch. Diferencia-se principalmente no design interior.
O modelo está disponível com dois tipos de motorização: o motor 1.3 Firefly flex de 107 cv com etanol (98 cv com gasolina) e o motor 1.0 Turbo 200 flex, que atinge 130 cv com etanol (125 cv com gasolina). Dependendo da versão, a transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática CVT com até sete velocidades.
Além disso, o Fiat Pulse oferece uma série de equipamentos tecnológicos e de conforto. Entre os principais destaques estão a central multimídia de 10,1 polegadas com integração Apple CarPlay e Android Auto, carregador de celular por indução, volante multifuncional, controle automático de velocidade e sensores de estacionamento com câmera de ré.
No quesito segurança, o modelo conta com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento de pressão dos pneus, além de quatro airbags de série.
LEIA MAIS: O que é a ‘Shadow AI’? Entenda quais os problemas dessa prática!
3. Nivus
Por fim, o Nivus, da Volkswagen, que transforma o Polo em um SUV cupê. Este modelo não só compartilha várias partes com o Polo, mas também traz novo padrão de design na traseira, tornando-se um dos favoritos na categoria. A Volkswagen foi tão bem-sucedida que motivou a Stellantis a criar o Fastback, uma resposta direta ao Nivus.
Equipado com um motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros, o modelo entrega até 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm de torque.
A transmissão automática de seis marchas garante uma condução suave, e o consumo médio varia entre 8,3 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina.
O Nivus também se sobressai pela presença de tecnologias como o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o sistema Kessy, que permite abertura e partida do veículo sem chave.
Disponível nas versões Comfortline e Highline, o Nivus oferece recursos como faróis em LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, painel de instrumentos digital e central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas.
A versão topo de linha Highline também inclui itens como ar-condicionado digital “Climatronic”, bancos revestidos em couro sintético e faróis de neblina com função “Cornering Light”.
0 comentários