Sucesso nos anos 2000, serviço de bate-papo chega ao fim em junho

Confira a história e o impacto deste serviço de mensagens.

por Luciana Gomides
| Em 29/05/2024 às 19:30

É o fim de uma era! Se você já usou ICQ, saiba que seu número está prestes a desaparecer. A empresa russa VK, que administra o serviço desde 2010, anunciou na última sexta-feira (24) que o serviço deixará de funcionar a partir de 26 de junho. A notícia marca o encerramento da trajetória do pioneiro das mensagens instantâneas. Um sucesso para aqueles que acessaram a internet nos anos 1990 e início dos anos 2000. Mas, antes do encerramento do ICQ, que tal uma retrospectiva sobre sua história?

Quando tudo era mato, surgiu o ICQ!

Se hoje você literalmente fala com o mundo com WhatsApp e afins, saiba que tudo isso começou com o ICQ! O serviço nasceu em 1996 pela empresa israelense Mirabilis. Seu nome, um trocadilho em inglês com “I seek you” (“eu procuro você”), capturou a essência do serviço: conectar pessoas de forma instantânea. Posteriormente, em 1998, a AOL adquiriu o ICQ, que já havia se tornado um fenômeno global.

Símbolo do ICQ

Mas, foi nos anos 2000 que o ICQ atingiu o ápice com 100 milhões de usuários registrados. Sua popularidade, no entanto, começou a declinar com a ascensão de outros serviços como o MSN Messenger. Até que, em 2010, a AOL vendeu o ICQ para a Digital Sky Technologies, atual VK.

LEIA MAIS: Gmail pode receber novo botão Google Gemini AI no Android – Saiba mais!

Impacto cultural e tecnológico

Antes de WhatsApp e Facebook Messenger, o ICQ foi um dos primeiros a oferecer mensagens instantâneas em tempo real. Na época, a plataforma permitia enviar SMS, mensagens para usuários offline e ainda tinha um sistema de números de identificação. Assim, tornava cada pessoa usuária única.

No Brasil, o uso do ICQ era majoritariamente feito pelo computador. Então, era necessário baixar o programa ou instalar via CD-ROM. Este processo gerava um número de identificação também único para cada usuário, um recurso inclusive inovador na época.

O quase fim do ICQ no Brasil

Mas, nem só de glórias viveu o serviço por aqui! Só para ilustrar, em setembro de 2023, a Justiça do Distrito Federal bloqueou o ICQ no Brasil após denúncias de disseminação de pornografia infantil. Segundo a Polícia Federal, o serviço foi usado para compartilhar conteúdo ilegal, levando ao bloqueio pela Anatel.

O Google removeu o aplicativo da sua loja em junho, agravando ainda mais a situação. Ou seja, o fim do ICQ já estava próximo, e o bloqueio acelerou o processo.

LEIA MAIS: Suposto design do novo Galaxy Watch7 Ultra vaza na internet – O que esperar?

Ok, apesar das polêmicas, não dá para negar que o encerramento de serviços que vimos nascer gera uma nostalgia, né? Por isso, para quem ainda usa o ICQ, a VK sugere a migração para o VK Messenger ou VK WorkSpace.

Ou seja, enquanto o fim do ICQ marca o encerramento de uma era, novas ferramentas continuam a conectar pessoas ao redor do mundo.

E você, usava o ICQ nos anos 2000? O que mais gostava na ferramenta? Tem alguma história interessante da época? Compartilhe com a gente nos comentários!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

Recentes

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Manter um carro antigo pode ser um desafio, especialmente quando se compara a falta de tecnologia desses veículos com os recursos modernos dos modelos mais recentes. No entanto, não é preciso trocar de carro para aproveitar algumas dessas melhorias. Afinal, com o uso...

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você...

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...