Você já quis descobrir a origem do seu sobrenome? Com certeza, né? Mas, pode até ter desistido da missão ao pensar que precisaria remexer documentos e ir fundo até o mais distante dos parentes. Pois, trouxemos uma novidade que pode saciar essa sua curiosidade e te ajudar a revelar histórias escondidas sobre suas raízes familiares.
Trata-se do Geneanet, uma ferramenta gratuita especializada em etimologia e antroponímia. Para efeitos de comparação, funciona como uma espécie de “Google Maps” dos sobrenomes. Com ela, você consegue explorar a origem e a distribuição geográfica de milhares de sobrenomes ao redor do mundo.
LEIA MAIS: Como encontrar livros e filmes gratuitos no Google Drive? – Mundo e-Tech
Esses dados são construídos graças à ferramenta de registro de árvores genealógicas da Geneanet. Nela, há nada menos que 9 bilhões de pessoas registradas ao longo da história. E aí, vamos ver como tudo isso funciona?
Como o Geneanet ajuda a encontrar a origem do seu sobrenome?
A princípio, o funcionamento do Geneanet é muito simples. De modo geral, o site oferece um buscador de sobrenomes e, ao introduzir um deles, aparece um mapa mundi com a distribuição geográfica conforme os registros da plataforma. A partir disso, aparece um mapa e, acima dele, você vê a evolução geográfica do seu sobrenome ao longo dos anos.
Só para ilustrar, se você retroceder o suficiente, pode ver onde há registros mais antigos. Ou seja, o Google Maps dos sobrenomes permite seguir um rastro da palavra até suas origens. Inclusive, um mapa de calor mostra onde há ou houve uma maior concentração de usuários registrados com o mesmo sobrenome que você.
E não para por aí! O site ainda gera uma breve descrição da origem e da etimologia do sobrenome introduzido. Assim, você também conhece as raízes do mesmo.
Como descobrir de onde vem seu sobrenome com o Geneanet?
Então, ficou curioso para saber a origem do seu sobrenome? Para usar a plataforma, basta acessar o site e, em seguida, inserir o dado que deseja pesquisar no campo de busca. E então, você pode explorar o mapa interativo com a distribuição geográfica do nome ao longo do tempo.
Passo a Passo para Usar o Geneanet
1. Inserindo o sobrenome
Ao acessar o site, você encontra um campo de busca onde pode inserir seu sobrenome. Clique em “Pesquisar” e o Geneanet então começa a processar os dados.
2. Analisando o mapa interativo
Após a pesquisa, um mapa-múndi interativo será exibido, mostrando a distribuição geográfica do sobrenome ao longo dos anos. Inicialmente, esse mapa é gerado a partir dos registros dos usuários do Geneanet, que compartilham suas árvores genealógicas na plataforma.
3. Explorando a linha do tempo
Acima do mapa, há uma linha do tempo que permite visualizar a evolução da distribuição geográfica do sobrenome. Isso oferece sobretudo uma perspectiva histórica, mostrando onde os registros mais antigos foram encontrados e como o sobrenome se espalhou.
4. Conhecendo a etimologia
Além da distribuição geográfica, o Geneanet oferece uma breve descrição da origem e da etimologia do sobrenome. Deste modo, ajuda a entender o significado e as raízes linguísticas do nome.
LEIA MAIS: 9 dicas para deixar sua sala de estar com cheiro fresco e agradável
Além de descobrir a origem do seu sobrenome, há recursos adicionais
O Geneanet é uma plataforma gratuita, assim, qualquer pessoa pode se registrar gratuitamente e criar sua própria árvore genealógica. Com milhões de usuários membros, o site é quase uma biblioteca! Afinal, possui um banco de dados vasto com documentos digitalizados e fotos de família.
Além de você criar e compartilhar suas árvores genealógicas, também pode integrar resultados de testes de DNA para uma análise mais aprofundada. Assim, fica muito mais fácil visualizar suas conexões familiares, bem como explorar a evolução histórica do sobrenome. Ah, sem falar na possibilidade de interagir com outros membros que compartilham interesses semelhantes.
Interessante, né? Se quiser mais dicas e curiosidades como o Geneanet, acompanhe os conteúdos do Mundo e-Tech!
0 comentários