Sem distorções! Cientistas apresentam mapa plano mais preciso da Terra

por Luciana Gomides
| Em 31/01/2024 às 19:19

Quantos mapas da Terra você já viu ao longo da vida? Tem os mapas planos, globo terrestre, e por aí vai. A questão é que essa representação sempre foi distorcida. Afinal, é impossível representar um objeto tridimensional em um plano bidimensional. Era, pois pesquisadores desenvolveram um novo método para medir distâncias. Assim, criaram o mapa plano mais preciso da Terra.

Como é o mapa plano mais preciso da Terra?

A princípio, a maioria dos mapas planos do mundo são distorcidos de alguma forma, seja em termos de tamanho, forma ou distância. Isso ocorre porque é impossível representar uma esfera em duas dimensões sem distorções.

Porém, em 2007, o professor Richard Gott, da Universidade de Princeton, criou um sistema para avaliar mapas com base no nível de distorção presente. Ele descobriu, então, que a projeção Winkel-Tripel, que visa equilibrar distorções de área, direção e distância, tinha as menores distorções gerais.

No entanto, essa projeção ainda apresenta algumas imperfeições, como o exagero das distâncias entre o Havaí e a Ásia. Mas, anos depois, Gott buscou os caminhos que levariam ao mapa plano mais preciso da Terra.

Para isso, se inspirou em um design de Buckminster Fuller, que preservava o tamanho dos países ao apresentar o mundo em uma forma única, embora desconexa. Essa abordagem resultou em lacunas significativas entre países geograficamente próximos e, ainda, dividiu alguns países em partes separadas.

A equipe de Gott então imaginou um mapa de dois lados. Um retratava os Hemisférios Oriental e Ocidental e o outro os Hemisférios Norte e Sul. Ambas as versões evitam os cortes de limite vistos em outras projeções.

Sendo assim, o novo mapa oferece um método que mede distâncias entre dois pontos em comparação com outros. Primeiramente, apresenta menos erros de distância e, conforme o sistema de pontuação desenvolvido por Gott, se classifica como o mapa plano mais preciso da Terra.

O que os outros tinham de errado?

Diante do mapa plano mais preciso da Terra, o que os anteriores apresentam de problema? A projeção de Mercator, desenvolvida em 1569, é a representação do planeta que mais se conhece no mundo.

De modo geral, é uma projeção da superfície da Terra sobre um cilindro. Nesse processo, representam-se os meridianos por linhas verticais e os paralelos, por linhas horizontais igualmente espaçadas.

Essa projeção tem uma série de vantagens, sendo a principal delas a facilidade de navegação. Isso porque os cursos de rumo constante são representados por linhas retas.

No entanto, a projeção também apresenta algumas limitações. Uma das principais é a distorção do tamanho e da forma das massas de terra, especialmente à medida que se afastam do equador. Algo que o mapa plano mais preciso da Terra buscou resolver.

Por exemplo, a Groenlândia, no extremo norte do planeta, parece ter o mesmo tamanho da África na projeção de Mercator. Na realidade, tem apenas 1/14 do tamanho do continente africano.

Mas, por que isso acontece? Inicialmente, pelo fato de que a projeção de Mercator preserva as direções, mas não os tamanhos. Em outras palavras, as áreas próximas ao Equador têm representações com o tamanho correto, mas as áreas aquelas que estão mais distantes apresentam distorções.

Sendo assim, a projeção de Mercator é uma ferramenta útil para navegação, mas é importante estar ciente de suas limitações ao usá-la para representar o tamanho e a forma das massas de terra.

Então, o que achou do mapa plano mais preciso da Terra? Acha que, realmente, vai ajudar a corrigir distorções?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: mapas

Recentes

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

5 itens para modernizar e transformar seu carro antigo

Manter um carro antigo pode ser um desafio, especialmente quando se compara a falta de tecnologia desses veículos com os recursos modernos dos modelos mais recentes. No entanto, não é preciso trocar de carro para aproveitar algumas dessas melhorias. Afinal, com o uso...

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

iPhone 9 e Windows 9: por que essas versões nunca existiram?

O tão esperado iPhone 16 finalmente chegou ao mercado. Antes dele, iPhone 15, 14, 13, 12, 11, X, 8… Epa, faltou um 9 aí nessa sequência, né? Curiosamente, a empresa de Steve Jobs não é a única a deixar um sistema com o número 9 de fora de seus lançamentos. Se você...

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

Pesquisa revela golpes com IA que mais causam preocupação

A expansão do uso da Inteligência Artificial (IA) na criação de ameaças cibernéticas tem gerado grande preocupação entre os principais executivos de segurança da informação. Segundo uma pesquisa recente, realizada pela Team8 e apresentada em seu relatório “2024 CISO...

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

Amazon lança parcelamento sem cartão de crédito. Saiba como funciona!

A Amazon acaba de lançar uma modalidade de pagamento: o parcelamento de compras sem cartão de crédito. A novidade, disponível para pedidos de R$ 50 até R$ 10 mil, permite que clientes dividam o valor em até 24 parcelas mensais. Os pagamentos podem ser via Pix ou...

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Novo sistema promete detectar incêndios florestais em menos de 20 minutos

Uma nova constelação de satélites equipada com inteligência artificial (IA) tem o objetivo de auxiliar na detecção de incêndios florestais ao redor do mundo. A iniciativa, liderada pelo Google Research em parceria com líderes comunitários e especialistas em incêndios,...

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

X, de Elon Musk, é a Big Tech menos confiável dos EUA, revela pesquisa

O rebranding do Twitter para X, realizado por Elon Musk, tem enfrentado grandes desafios, especialmente no que diz respeito à confiança do público. Uma pesquisa recente conduzida pela empresa All About Cookies, especializada em segurança digital e privacidade online,...

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

8 funções que o WhatsApp ainda não tem (mas deveria!)

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil e tem funções que, convenhamos, facilitam nossa vida. Mas, como a gente nunca está satisfeito, bem poderia “copiar” recursos de outros aplicativos, né? Aí, sim, ficaria completo! Inclusive, trouxemos algumas funções...