Quantas pessoas cabem na Terra? Especialistas apontam qual é o pico populacional

Descubra o pico populacional e os desafios que enfrentamos em um mundo com 8 bilhões de habitantes.

por Luciana Gomides
| Em 02/06/2024 às 10:20

O mundo atualmente conta com uma população de 8 bilhões de habitantes. Muita gente, né? E vai aumentar, pois se trata de um número que não para de crescer. Mas até quando essa tendência durará? Será que o planeta tem espaço para todos? Em outras palavras, quantas pessoas cabem na Terra?

Quando observamos uma megacidade, como São Paulo e Nova York de cima, sempre pensamos como é possível caber tanta gente. Essa pergunta, talvez, guie especialistas de todo o mundo sobre qual o pico populacional no planeta. Por isso, há anos, cientistas vêm estudando estimativas e crescimento populacional e o que influencia nestes conceitos.

LEIA MAIS: 46 letras! Qual a maior palavra na língua portuguesa? Descubra!

As estimativas populacionais ao longo dos anos

Só para entender o quanto essas discussões são antigas, ainda em 1679, Antoni van Leeuwenhoek, pioneiro da microscopia, ousou estimar quantas pessoas caberiam na Terra: 13,4 bilhões. E, ao que tudo indica, não deve estar tão errado assim, né?

O fato é que, desde suas previsões, desvendar o enigma da capacidade de carga do planeta se tornou um desafio para cientistas de diversas áreas. Neste sentido, as projeções divergem bastante. Alguns, por exemplo, apontam para menos de um bilhão, enquanto outros ultrapassam a casa do trilhão!

E o que está por trás do crescimento populacional? Uma série de fatores! Mas, antes de tudo, vale analisar o quanto o boom de pessoas habitando na Terra foi meteórico nas últimas décadas. Veja:

  • em 1800, éramos apenas 1 bilhão
  • em 1927, essa cifra dobrou para cerca de 2 bilhões
  • quase cinco décadas depois, ou seja, em 1974, a população já era de 4 bilhões

E em menos de 50 anos, chegamos aos 8 bilhões atuais! O que contribuiu para esse crescimento (e a dúvida cada vez maior de quantas pessoas cabem na Terra):

  • Industrialização: as cidades se tornaram polos de oportunidades, atraindo mão de obra do campo.
  • Eficiência agrícola: a mecanização do campo liberou mão de obra para outros setores.
  • Taxas de fertilidade: em áreas rurais, a natalidade costuma ser mais alta.

Uma vez que todos estes fatores perduram e, inclusive, foram otimizados, aí é que a população deve crescer mesmo, né?

O debate sobre quantas pessoas cabem na Terra

E as discussões sobre a capacidade da Terra continuam! Primeiramente, Adrian Raftery, professor da Universidade de Washington, acredita que o pico populacional será de 11 bilhões por volta de 2100. Já Christopher Tucker, presidente do conselho da Sociedade Geográfica Americana, é mais pessimista.

Para ele, o limite seria de 3 bilhões, número que, obviamente, já ultrapassamos. Mas, não foi só disso que passamos, não. Segundo ele, também quebramos os limites da dívida ecológica da humanidade e a destruição da natureza.

De fato, já dá para ver isso, sobretudo pelas tragédias climáticas como as chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, por exemplo. Entretanto, o pesquisador defende que o empoderamento feminino e o acesso ao planejamento familiar seriam soluções para conter o crescimento populacional.

Cidades sob pressão

Mais do que a preocupação com quantas pessoas cabem na Terra, é bom analisar os imensos desafios que esse crescimento urbano desenfreado traz:

  • Superpopulação: cidades lotadas, com infraestrutura precária e serviços públicos sobrecarregados.
  • Desigualdade social: aumento da pobreza, da fome e da violência.
  • Degradação ambiental: poluição, escassez de recursos e impactos no clima.

Ainda conforme dados e estudos, o continente africano é o que enfrenta o desafio mais urgente. Seus 54 países, sozinhos, concentram uma população, de 1,3 bilhão de pessoas. Em 80 anos, esse número deve chegar a 4,3 bilhões!

Algumas cidades, inclusive, já sofrem com o superpovoamento e a falta de infraestrutura adequada. É o caso de Lagos, capital da Nigéria. Fora de lá, já na Ásia, Dhaka (Bangladesh) e Mumbai (Índia) também passam pelos mesmos problemas.

LEIA MAIS: Bill Gates, Elon Musk e mais! Veja os hobbies dos bilionários da tecnologia

Quantas pessoas cabem na Terra: um planejamento populacional

A princípio, não dá para executar um plano tão efetivo de crescimento demográfico. Um dos motivos seria a queda da fertilidade, algo natural e difícil de controlar. O fato é que as estimativas sobre o quanto a população deve crescer continuam.

Neste sentido, as projeções indicam que o pico populacional deve ocorrer no final do século XXI, seguido por um declínio gradual. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima um máximo de 10,4 bilhões na década de 2080, enquanto o IHME prevê 9,7 bilhões em 2064.

Mas, em vez de nos fixarmos em números, a discussão deve girar em torno de como melhorar as condições de vida das futuras gerações. Investir em educação, saúde e bem-estar é fundamental para um futuro mais próspero e sustentável.

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags:

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários