O programa Celular Seguro, uma iniciativa do Governo Federal, passou por uma atualização visando torná-lo mais eficaz na prevenção e combate a furtos e roubos de smartphones.
Disponível há três meses para a população, o serviço agora apresenta mudanças que visam simplificar o processo de cadastro e oferecer mais opções de proteção aos usuários. Entenda tudo em detalhes!
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Mudanças para facilitar o cadastro
Uma das principais alterações é a simplificação do processo de cadastro. Anteriormente, os usuários precisavam fornecer uma série de informações, como o modelo do aparelho e o IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel).
Agora, basta informar dados básicos, como número de telefone, nome da operadora e marca do aparelho, tornando o procedimento mais rápido e acessível para todos.
Alertas mais eficientes
Outra melhoria são os alertas. Os usuários agora têm a possibilidade de emitir alertas para ocorrências dos últimos 15 dias, oferecendo uma janela maior para relatar perdas ou roubos.
Além disso, foram introduzidas modalidades de alerta, permitindo que o usuário escolha entre bloquear o aparelho/linha, acionar outros bloqueios de instituições parceiras ou optar por ambas as opções.
Para evitar acionamentos acidentais, os usuários também receberão uma notificação de confirmação antes do envio oficial do alerta.
Funcionamento do aplicativo Celular Seguro
O aplicativo Celular Seguro funciona como um botão de emergência que aciona rapidamente a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia e os bancos.
Se o smartphone for perdido ou roubado, o usuário pode acionar o programa para bloquear instantaneamente o dispositivo e evitar o acesso não autorizado aos seus dados, incluindo contas bancárias e serviços online, já que atualmente os celulares são como as novas carteiras.
Assim, para utilizar o Celular Seguro, os usuários podem baixar o aplicativo nas lojas do Google Play ou da App Store, ou acessar a plataforma através do link disponibilizado pelo governo.
O login é realizado através da conta Gov.br, sendo necessário concordar com os termos de uso do serviço. Na página inicial, é possível cadastrar pessoas de confiança e registrar o número de celular.
Em caso de roubo, perda ou furto do aparelho, o usuário pode criar uma ocorrência diretamente no aplicativo, que fará a integração com as instituições participantes para suspender o dispositivo e os serviços financeiros vinculados.
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Acesso pela web e melhorias baseadas em feedback
Além das atualizações mencionadas, é importante destacar que a ferramenta também está acessível através dos navegadores de internet, proporcionando flexibilidade aos usuários que preferem utilizar o serviço em seus computadores ou outros dispositivos.
Todas essas mudanças implementadas foram resultados de demandas dos usuários e parceiros e vêm para tornar a ferramenta mais completa.
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