A história registrou um dos piores desastres ambientais do mundo: a explosão das usinas nucleares em Chernobyl. Esse acidente provocou uma série de mutações em organismos vivos, o que inclui animais e seres humanos. Em nova pesquisa, foi possível constatar que sapos mudaram de cor após o acidente de Chernobyl para sobreviver. Entenda essa questão!
O que explica a mudança de cor nos sapos de Chernobyl?
O acidente nuclear de Chernobyl aconteceu em 1986 e desde então, registra-se uma mudança drástica nos organismos que ali viveram. Sabe-se que a radiação pode ser nociva a ponto de gerar mutações e levar ao falecimento de homens e animais e foi o que ocorreu nas proximidades da usina nuclear, com a diminuição do número de seres vivos que vivem na região.
LEIA MAIS: Por que algumas pessoas têm náuseas usando óculos de realidade virtual?
Entretanto, cientistas descobriram recentemente que alguns sapos sobreviveram todo este tempo com os níveis altíssimos de radiação. Mas como? Segundo estudo publicado na revista Evolutionary Applications, o segredo para a permanência desses sapos está na mudança de cor da pele, uma forma de driblar os efeitos da radiação.
A espécie em questão é o Sapo Oriental, que possui, por natureza, uma coloração de pele verde e brilhante. Acontece que novos estudos conseguiram identificar que alguns desses sapos possuem pele escura. Foi então que estudos conseguiram identificar que a mudança foi uma forma de proteger essa espécie dos efeitos da radiação, tratando-se de um tipo de camada de proteção.
LEIA MAIS: Descoberta arqueológica parece ser destroços da Arca de Noé – Entenda!
Impactos destrutivos do acidente de Chernobyl
O acidente nuclear em Chernobyl é responsável por um dos maiores desastres ambientais de todos os tempos. Os impactos, sobretudo, são visíveis nos seres humanos, sendo que muitos desenvolveram mutações e doenças em decorrência da radiação. Ademais, rios, árvores e toda a biodiversidade foi contaminada por um alto nível de radiação.
Segundo estudo publicado na revista científica Ciências Biológicas e de Saúde, os animais também foram grande alvo de radiação. Por exemplo, é possível notar o surgimento de cataratas nos olhos de aves e mamíferos da região, bem como a diminuição do cérebro.
0 comentários