Um país tão grande como o Brasil abriga uma vasta opção de provedores de internet para abastecer a nossa população de mais 200 milhões de pessoas. Nesse sentido, podemos pensar que, em qualquer lugar, há muita opção de planos para contratação, mas não é bem assim.
Tendo isso em vista, a internet Starlink (a “internet do Elon Musk”) se propõe a levar rede para lugares isolados, onde a disponibilidade de provedores de internet é limitada ou inexistente. Mas você sabe qual a velocidade da Starlink no Brasil?
Starlink se propõe a levar rede a lugares isolados
Diferentemente de grande parte dos provedores disponíveis no Brasil, a internet da Starlink não funciona por meio de cabos ou fibra ótica. Na verdade, a internet do bilionário Elon Musk tem uma proposta muito diferente: a de tornar acessível rede de alta velocidade por meio de satélites. Isso permite que o serviço chegue ainda mais longe.
LEIA MAIS: De onde vem o nome “Bluetooth”? Descubra o significa seu símbolo!
Dessa forma, a empresa chegou ao Brasil com a intenção de possibilitar que pessoas nos cantos mais remotos do país possam acessar as redes. Assim, ela consegue abastecer tanto residências quanto estabelecimentos comerciais, bem como oferecer internet de viagem e mobilidade marítima e de aviação.
No caso, a proposta da Starlink é ofertar qualidade e velocidade, mas será que é assim mesmo? Segundo ranking de abril de 2024 do “Minha Conexão”, atualizado trimestralmente, a internet da Starlink está muito longe de ser a internet mais rápida do país. Esse ranking a colocou na posição de número 1582, que é bastante baixa, por conta da sua velocidade média nacional de 67.00Mbps.
A Starlink nos estados
Além de medir a velocidade a nível nacional, o ranking do Minha Conexão também analisa como fica cada provedor por estado. Desse modo, é possível avaliar o desempenho da Starlink em cada lugar em que ela está disponível. Segundo esse levantamento, a Starlink é mais rápida no Distrito Federal, onde alcança velocidade média de 126,84 Mbps.
LEIA MAIS: Como saber que dispositivos estão conectados à minha WiFi? Veja como melhorar sua internet!
Em contrapartida, um estado da região norte foi o que registrou a pior velocidade da Starlink na média mensal. Trata-se do Amazonas que, segundo o levantamento, tem média mensal de 28,13 Mbps, um número bastante baixo e bem distante da máxima registrada no Acre.
Dito isso, podemos dizer que há opções melhores de internet em muitos lugares do Brasil. No entanto, deve-se ter em mente que a proposta da Starlink é disponibilizar conectividade à internet em locais remotos, de modo que, apesar da velocidade mais baixa em relação aos demais, ainda assim ela se apresenta como uma excelente alternativa — se não a única — em alguns lugares do Brasil.
0 comentários