OpenAI estuda geração de conteúdo explícito com IA – O que isso significa?

Empresa do ChatGPT divulgou diretrizes preliminares sobre como deseja que a tecnologia se comporte para gerar conteúdo explícito.

por Luciana Gomides, Caio Póvoa
| Em 11/05/2024 às 19:40

Novidades no mundo da Inteligência Artificial que prometem polêmica! Na última quarta-feira (08), a OpenAI lançou uma documentação preliminar detalhando como deseja que o ChatGPT e suas outras tecnologias de IA se comportem.

O que despertou curiosidade foi que parte do documento de Especificação do Modelo revela que a empresa está explorando um novo salto: geração de conteúdo explicito com IA. Isso, segundo algumas especulações, incluiria, a princípio, conteúdos adultos. Mas não é bem assim… Segundo a empresa, isso seria feito de forma responsável e com outros objetivos.

Como seriam as políticas para geração de conteúdo explícito com IA?

Atualmente, as políticas de uso da OpenAI proíbem materiais sexuais explícitos ou mesmo sugestivos. Entretanto, uma nota de “comentário” em parte da Especificação do Modelo que diz respeito a essa regra diz que a empresa considera estudos de como permitir conteúdos Not Safe for Work (NSFW).

LEIA MAIS: 9 mitos tecnológicos que você já ouviu alguma vez na vida

Segundo a nota, a organização explora se pode “fornecer de forma responsável a capacidade de gerar conteúdo NSFW em contextos apropriados para a idade através da API e do ChatGPT”. Sendo assim, aguarda “uma melhor compreensão das expectativas dos usuários e da sociedade sobre o comportamento do modelo nesta área.”

O documento de Especificação do Modelo diz que o conteúdo NSFW “pode incluir erotismo, violência extrema, insultos e profanidade não solicitada”. Entretanto, não ficou claro se essas novas incursões “afrouxariam” sua política de uso apenas ligeiramente, por exemplo, para permitir a geração de texto erótico. Ou, por outro lado, haveria alterações mais amplas para permitir descrições ou representações de violência.

Claro que o anúncio gerou burburinho e, em resposta ao veículo WIRED, a porta-voz da OpenAI, Grace McGuire, disse que o documento foi uma tentativa de trazer mais transparência sobre o processo de desenvolvimento. Além disso, obter um feedback do público, formuladores de políticas e outros interessados.

Porém, ela se recusou a compartilhar detalhes do que envolve a exploração da OpenAI da geração de conteúdo explícito com IA. Tampouco, o feedback que a empresa recebeu sobre a ideia. Vale lembrar que, no início deste ano, a própria diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, disse ao The Wall Street Journal não ter certeza se a empresa permitiria no futuro representações de nudez feitas com a Sora, ferramenta de geração de vídeo.

Preocupações com conteúdos adultos gerados por IA

De fato, a geração de conteúdo explícito com IA rapidamente se tornou uma das preocupações em relação a esse tipo de tecnologia. Principalmente com produção de conteúdo adulto deepfake, ou seja, imagens ou vídeos explícitos retratando pessoas reais sem o seu consentimento. Inclusive, por se tornar uma ferramenta comum de assédio contra mulheres e meninas.

Só para ilustrar, em março, houve relatos do que parecem ser os primeiros menores nos EUA presos por distribuir nudes gerados por IA sem consentimento. Isso ocorreu após a polícia da Flórida acusar dois adolescentes por fazerem imagens retratando colegas de escola.

Como apontam especialistas, a criação não consensual de conteúdo íntimo sintético, como vídeos deepfake, causa danos enormes. Afinal, essas violações prejudicam seriamente as vítimas, limitando suas oportunidades de emprego, expressão e segurança física. Por isso, a aceitação pela OpenAI da geração de conteúdo explícito com IA já é considerada alarmante.

LEIA MAIS: Dois mitos sobre o uso do iPhone que você precisa abandonar

Nesse sentido, para esclarecer essa parte específica do Especificação do Modelo, um porta-voz da OpenAI afirmou ao New York Post:

Nós não temos intenção de criar pornografia gerada por IA. Nós temos proteções fortes em nossos produtos para prevenir deepfakes, que são inaceitáveis, e priorizamos a proteção das crianças. Acreditamos também na importância de explorar cuidadosamente conversas sobre sexualidade em contextos adequados para cada idade”.

Mas então, qual a visão da OpenAI?

Atualmente, o ChatGPT está autorizado a responder questões relativas à educação sexual, por exemplo, porém não fornece respostas quando solicitado para elaborar uma história com conteúdos eróticos. No entanto, segundo Joanne Jang, uma das pessoas da OpenIA envolvida na elaboração do documento, a princípio, a ferramenta deveria estar apta a realizar essa tarefa como forma de expressão criativa.

Isso, segundo ela, poderia inclusive se estender a vídeos e fotos, desde que não resultem em abusos ou quebra de leis e direitos.

As informações são da NPR, veículo ao qual Jang afirma:

“Nós queremos garantir que pessoas tenham o máximo controle sem violar leis ou direitos de outras pessoas, porém ativar deepfakes está fora de questão, ponto.”

 

  • Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

Tags: OpenAI

RECENTES

Android pode receber recurso para reduzir enjoo em viagens

Android pode receber recurso para reduzir enjoo em viagens

Google está desenvolvendo uma funcionalidade que pode ajudar bastante usuários que enfrentam enjoo durante viagens. Inspirada no recurso "Vehicle Motion Cues" (Indícios de Movimento), apresentado pela Apple no iOS 18, a empresa planeja introduzir algo similar no...

5 alimentos que você pode fazer na air fryer… mas não imaginava!

5 alimentos que você pode fazer na air fryer… mas não imaginava!

A air fryer transformou a cozinha moderna, e já se tornou um item essencial para quem quer praticidade e rapidez na preparação de refeições. Muito além das famosas batatas fritas e do frango empanado, esse aparelho versátil permite a criação de diversas receitas. Que...

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Como astronautas tomam banho e mantêm a higiene no espaço?

Não há nada mais gostoso do que tomar um belo banho e se sentir limpo após um longo dia de trabalho ou após praticar nossos exercícios, certo? Mas acontece que para os astronautas, os hábitos de higiene muitas vezes se tornam um desafio. Por exemplo, você sabe como os...

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

6 recursos para você aproveitar no Google Chromecast

O Google Chromecast é um dispositivo geralmente conhecido por possibilitar assistir a conteúdos de serviços de streaming diretamente na TV. No entanto, ele é muito mais versátil do que muitos imaginam. Aqui estão seis funcionalidades do Chromecast que vão além do...

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desafios da tecnologia!

Enquanto o mundo busca alternativas mais limpas para substituir os combustíveis fósseis, os carros movidos a hidrogênio aparecem como uma solução tecnológica de impacto ambiental mínimo. Esses veículos, que convertem hidrogênio em eletricidade com emissões zero, além...

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Windows 11: PCs “incompatíveis” deixarão de ser atualizados?

Os rigorosos requisitos de compatibilidade para o Windows 11 vêm gerando preocupações entre os usuários que possuem computadores mais antigos. Desde que a Microsoft introduziu esses padrões, incluindo a necessidade de CPUs específicas e do módulo TPM 2.0, muitos se...

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

Carros elétricos podem enfrentar água de enchentes? Até qual altura?

A intensificação de eventos climáticos extremos, associado a problemas de drenagem de grandes cidades, tem trazido à tona discussões sobre a segurança de veículos em situações de inundação, especialmente os carros elétricos (EVs). Com vídeos de proprietários...

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

O que fazer com um celular usado? 5 usos para seu dispositivo!

Se você tem um smartphone antigo, sabe como pode ser difícil decidir o que fazer com ele. Vender pode ser uma opção viável, mas nem sempre compensa ou atende ao valor emocional e prático do aparelho. Assim, em vez de deixá-lo esquecido em uma gaveta, que tal dar um...

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Morte de Beethoven: DNA de cabelo revela sinais de doença grave

Quase dois séculos após a morte de Ludwig van Beethoven, a ciência moderna atendeu a um pedido que o compositor fez em vida: entender as condições de saúde que acompanharam sua existência e, possivelmente, contribuíram para sua morte precoce. Para isso, um estudo,...

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

5 motivos para você escolher fones de ouvido com fio

Na hora de escolher um novo par de fones de ouvido, muitos se deparam com a dúvida: optar por modelos sem fio, que são práticos e modernos, ou pelos tradicionais fones com fio? Embora os modelos Bluetooth ofereçam mobilidade, os fones com fio ainda mantêm vantagens...

0 comentários