Ondas de calor extremo dá origem a nova cor em sistema meteorológico

Novo sistema é implementado para enfrentar ondas de calor extremas.

por Julia de Almeida
| Em 22/05/2024 às 08:00

À medida que o planeta enfrenta temperaturas recordes, cientistas e meteorologistas são forçados a adaptar seus sistemas de alerta para comunicar adequadamente os riscos à população. Recentemente, uma nova categoria de sinalização criada pelo National Weather Service (Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos) em conjunto com o Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), foi adicionada ao sistema de avaliação de risco de calor do país: a cor magenta, como alerta de calor extremo.

Desse modo, esse novo nível, posicionado além do vermelho, serve para sinalizar calor extremamente intenso, incomum e de duração prolongada, com escasso ou nenhum alívio durante a noite.

LEIA MAIS: 5 países que impõem restrições ao uso do WhatsApp

Como funciona o novo sistema de cores?

O sistema de cores para alerta de calor, agora com a adição do magenta, varia desde o verde, que indica ausência de risco, até o magenta, que sinaliza um risco muito alto para toda a população durante períodos prolongados.

Além disso, o sistema também inclui amarelo e laranja, que alertam indivíduos sensíveis ao calor. Especialmente aqueles sem acesso adequado a refrigeração ou hidratação.

Nesse sentido, a introdução dessa nova categoria visa a uma melhor preparação da população. As projeções climáticas extremas serão incluídas nas previsões do tempo elaboradas para o horizonte de até sete dias.

Impactos do calor na saúde e medidas de prevenção

O calor excessivo pode provocar problemas cardíacos. A princípio, isso inclui ataques cardíacos e arritmias, devido ao esforço adicional exigido do coração para regular a temperatura do corpo. Os sinais de advertência de doenças relacionadas ao calor, como insolação e exaustão pelo calor, incluem tontura, dores de cabeça, pele úmida ou clamorosa, suor excessivo e desmaios.

“O calor pode afetar nossa saúde, mas as doenças e mortes relacionadas ao calor são preveníveis”, explica diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Sobretudo, com a implementação de novas ferramentas e orientações sobre calor e saúde, o objetivo é encorajar a população a tomar medidas simples para se manter segura em condições de calor intenso.

LEIA MAIS: A internet Starlink é rápida no Brasil? Confira o desempenho da “internet de Elon Musk”!

Nesse sentido, durante períodos de alerta de calor extremo, é indispensável adotar medidas preventivas. Portanto, mantenha-se bem hidratado, evite exposição prolongada ao sol e procure locais frescos com ar-condicionado ou ventilação apropriada.

Outras dicas importantes incluem:

  • Mantenha sua residência arejada, abrindo janelas para circulação de ar;
  • Prefira banhos com água mais fria;
  • Escolha lugares bem ventilados e fuja de locais muito cheios;
  • Utilize chapéu, óculos de sol, roupas claras e aplique protetor solar para se proteger dos raios solares;
  • Aplique soro fisiológico para umidificar olhos e narinas;
  • Evite realizar atividades físicas externas entre 11h e 17h, quando a exposição aos raios UV é mais intensa.
  • Julia de Almeida

    Redatora de conteúdo criativa e versátil, com habilidade para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Especialista em artigos detalhados e bem pesquisados. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida.

Tags: clima

Recentes

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Mais espaço! 5 carros de 7 lugares ideais para grandes famílias

Na busca pelo veículo ideal para grandes famílias ou para quem deseja espaço extra sem abrir mão do conforto e da sofisticação, os carros de 7 lugares se distinguem como uma solução perfeita. Afinal, eles combinam a praticidade de um veículo espaçoso com o desempenho...

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Por que o Google Maps às vezes sugere rotas mais longas?

Você já percebeu que o Google Maps, em algumas situações, sugere rotas um pouco mais longas? Não se preocupe, há uma boa razão para isso: o meio ambiente! Nos últimos meses, o algoritmo do Google Maps recebeu uma atualização para priorizar rotas que podem demorar um...

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Por que você não deve manter contatos antigos no WhatsApp?

Responda com sinceridade: você costuma apagar os contatos antigos do WhatsApp? Sim, aqueles com quem nem fala mais? Pois é, embora seja normal deixar essa turma no esquecimento, o ideal é que os números dessas pessoas não permaneçam ali, salvos no seu telefone. Além...

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Google integra Gemini no Gmail para gerenciar serviço de e-mails

Cansou da confusão que está a caixa de entrada do seu e-mail, com tantas mensagens lidas, não lidas e de remetentes de todas as categorias? Pois o Google trouxe um recurso que vai facilitar a sua vida: o Gemini no Gmail. Sim, a big tech integrou a inteligência...

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

Seu iPhone receberá o iOS 18? Veja a lista de dispositivos compatíveis!

A Apple está próxima de lançar a aguardada linha iPhone 16 em seu próximo evento, previsto para a próxima semana, e junto com os novos aparelhos, o iOS 18 será oficialmente apresentado. No entanto, nem todos os modelos de iPhone poderão aproveitar as novidades do novo...