O que aconteceria se um asteroide atingisse a Terra? Simule agora!

por Luciana Gomides
| Em 13/02/2024 às 20:36

Na madrugada da última segunda-feira (12/02), quase recebemos uma visitinha bem inesperada em pleno Carnaval! Um asteroide passou bem perto (mesmo) da Terra, chegando a apenas 121 mil km de distância. Parece muito, mas só para ilustrar, equivale a 31% de distância entre a Lua e o planeta.

Além da passagem, o que admira neste fato é que o asteroide 2024 CY1 foi descoberto há apenas três dias. Segundo informações do Virtual Telescope, o corpo celeste tem diâmetro variando entre 3,8 e 8,4 metros, quase o tamanho de um veículo.

Mais sobre o asteroide que passou bem perto da Terra

A princípio, o 2024 CY1 ganhou a classificação de NEA que, em português, significa asteroide próximo da Terra. Trata-se de uma categoria de objetos que orbitam a até 195 milhões de quilômetros do Sol.

Mas, ele não é o único. Atualmente, estima-se que haja mais de 600 mil asteroides identificados no Sistema Solar, sendo 20 mil classificados como NEAs.

A maioria deles, entretanto, concentra-se entre Marte e Júpiter, em uma região que se chama Cinturão de Asteroides. Entre estes NEA, estão alguns potencialmente perigosos.

O que isso significa? Objetos cuja distância é de 19,5 vezes à apontada entre Lua e Terra. Assim, teriam alguma chance de se chocar com o planeta.

O que acontece se um asteroide se chocar com a Terra?

Ainda que a gente se assuste com o asteroide que passou bem perto da Terra, dá para respirar com alívio. Apesar de existirem os NEA perigosos, não há ameaças iminentes de choque. Pelo menos, nos próximos 100 anos.

Mas, caso isso ocorra, os efeitos de um choque dependem de uma série de fatores. Por exemplo, o tamanho do asteroide, composição (ferro ou rochas “macias”), velocidade e ângulo de incidência.

Só para ter uma ideia, no evento que extinguiu os dinossauros, a estimativa é de que a rocha atingiu a Terra em um ângulo altamente letal. Ok, como a gente fica sabendo melhor sobre isso?

O simulador Asteroid Launcher mostra uma representação visual do que ocorreria se, mais do que passar perto da Terra, o asteroide realmente se chocasse contra ela. Na ferramenta, dá para selecionar, além dos fatores acima, o local do suposto impacto.

E a pergunta que não quer calar é: se o asteroide chocar contra o planeta, vai destruir todas as espécies? A princípio, não. Aquela situação no período Cretáceo não resultou, por si só, na eliminação das espécies.

Tais consequências, de fato, vieram dos efeitos em cascata após a colisão. Alguns desses efeitos foram imediatos, enquanto outros se manifestaram a médio prazo.

Então, tendo como base o asteroide que passou perto da Terra, a cratera resultante do impacto é até pequena se comparada aos efeitos secundários. Sendo assim, os maiores danos viriam com o choque, por exemplo, terremotos, tsunamis, furacões, incêndios, entre outras catástrofes.

Com isso, devemos mesmo calcular o impacto individual desses fatores para, assim, estimar o que aconteceria em uma situação de choque. Mas, honestamente, que tudo isso fique nos cinemas ou, no máximo, simuladores, né?

  • Escrito por:

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: asteroide

RECENTES

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

Para que usar o Copilot no Windows? Funções para você usar!

A Microsoft integrou a inteligência artificial de forma ampla em seu sistema operacional Windows, com o lançamento do Copilot, sua assistente virtual, em 2023. A ferramenta traz recursos que vão desde respostas a perguntas até a criação de arte digital e aprimoramento...

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

Ruído branco, rosa, azul ou marrom? Para que serve cada um?

A utilização de sons para promover relaxamento, foco e bem-estar é uma prática crescente, impulsionada pela ciência que explora as "cores" do ruído. Nela, cada cor é associada a frequências específicas e a efeitos psicológicos e cognitivos distintos, servido como...

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Para que serve a porta USB azul? E a verde-azulada? Entenda!

Os diferentes tons nas portas USB dos dispositivos eletrônicos não são meras escolhas estéticas. Na verdade, essas cores indicam funcionalidades específicas e o desempenho potencial de cada porta. Entre essas cores, as portas USB azuis se destacam por ter uma maior...

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

7 locais em sua casa que você se esquece de incluir na limpeza

Manter a casa impecável é um objetivo praticamente inalcançável, apesar de muito desejado, e muitas vezes. Isso porque, por maior que seja o seu esforço, alguns lugares passam despercebidos na rotina de limpeza. Mesmo com uma programação bem definida, é fácil esquecer...

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Renove a playlist! 5 dicas para descobrir novas músicas no Spotify

Se você está procurando renovar suas playlists ou encontrar novos artistas para se apaixonar, o Spotify é uma genuína mina de ouro para descoberta musical. Afinal de contas, o aplicativo é um enorme catálogo que te possibilita explorar novos sons. E você pode...

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

Tesla realiza recall de quase 700 mil veículos por falha em sistema

A Tesla anunciou o recall de aproximadamente 694 mil veículos, incluindo os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (2017-2025) e Model Y (2020-2025). A medida foi tomada após a constatação de uma falha no sistema de monitoramento da pressão dos pneus. Segundo a...

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Por que cortes feitos por papel doem tanto? Entenda os motivos!

Os cortes de papel são pequenas feridas que causam um nível de dor desproporcional ao tamanho e à gravidade do machucado. Afinal, embora superficiais, esses cortes despertam grande desconforto, que fica ainda pior quando ocorrem em áreas altamente sensíveis do corpo....

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

ChatGPT chega ao WhatsApp e você pode usá-lo gratuitamente

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, agora pode ser utilizado diretamente no WhatsApp. Esta novidade faz parte do programa “12 Days of OpenAI” e traz uma opção fácil para interagir com a inteligência artificial por meio de uma das plataformas de mensagens mais...

0 comentários