No dia 21 de fevereiro de 1997, o programa de rádio Coast to Coast with Art Bell recebeu um chamado intrigante. Mel Waters, um homem apelidado de Mel, afirmou ter descoberto um fenômeno geológico extraordinário em sua propriedade, a oeste de Ellensburg, Washington.
Esse relato desencadeou uma série de eventos que envolveram um suposto buraco “sem fundo”, trazendo à tona uma lenda que desafiava as leis da geologia.
LEIA MAIS: 5 mistérios fascinantes que não têm resposta definitiva da ciência
Ao narrar sua história, Waters alegou que, em sua terra, havia um buraco que parecia desafiar a lógica geológica, pois, segundo ele, os moradores jogavam o lixo no buraco, e ele nunca enchia.
Este relato peculiar levou a uma investigação, durante a qual Mel Waters afirmou ter pendurado mais de 24 mil metros de linha de pesca no buraco na tentativa de avaliar sua profundidade, e isso ainda não havia sido suficiente. Entenda todos os detalhes dessa história!
Características do buraco
Além da profundidade aparentemente infinita, o buraco ia contra as expectativas geológicas. A crosta terrestre pode ter entre 7 a 70 quilômetros de espessura, enquanto o buraco descrito por Waters teria mais de 24 mil metros de profundidade e 2 metros de largura.
Isso desafiaria qualquer perfuração humana registrada, incluindo o poço Kola Superdeep na Rússia, que atingiu 12.263 metros. Waters relatou que seus cães recusavam-se a se aproximar do buraco, sugerindo uma aversão inexplicável.
Ele afirmou ainda que, ao tentar aproximar os cachorros, eles simplesmente cravavam as patas na terra e não aceitavam chegar perto do buraco de nenhuma maneira. Outras alegações bizarras incluíam a ressurreição de animais de estimação, rádios próximos ao buraco tocando músicas antigas e metais transformando-se misteriosamente.
Mel alega que comprou propriedades com sua esposa em 1933, descobrindo o abismo algum tempo depois. Ao preferir utilizá-lo para depositar lixo, o homem ficou intrigado com o poço e iniciou uma jornada para desvendar os mistérios que estavam por trás do local.
Fechamento do caso do buraco de Mel Waters
Alegações extraordinárias demandam evidências sólidas, e especialistas, como Jack Powell, geólogo do Departamento de Recursos Naturais do Estado de Washington, foram consultados.
Powell refutou a possibilidade do buraco existir como descrito por Waters, afirmando que geológica e fisicamente, não é possível que um buraco seja tão profundo. Ele explicou que tal estrutura entraria em colapso sob a tremenda pressão e calor.
As investigações adicionais revelaram ainda que não havia registros de Mel Waters na área mencionada, questionando a veracidade de seu relato. A lenda, provavelmente desencadeada por uma mina local, foi desacreditada.
Por outro lado, segundo o até então dono das terras, um dia ele estava andando até o buraco quando dois homens vestidos de preto o pararam. Eles disseram que estavam trabalhando para o governo e que um avião caiu na região, proibindo-o de chegar perto do local novamente.
Após falar sobre isso no Coast to Coast AM, pessoas diferentes especularam que tudo poderia ser algum tipo de tentativa do governo dos Estados Unidos de encobrir os fatos.
LEIA MAIS: Por que cães menores tendem a viver mais? Entenda o que influencia na longevidade canina!
Mel afirmou ainda que tentou acessar novamente sua propriedade e foi prontamente avisado de que, se continuasse, seria preso e falsamente acusado de ocultar um laboratório de metanfetamina no local. Em todo caso, as autoridades locais negaram as afirmações na época.
Para finalizar a história, o tal buraco nunca foi encontrado por ninguém. O fim da teoria, na qual Waters afirmou que o governo o forçou a arrendar a terra, sem explicação, foi refutada pelos registros inexistentes.
Assim, ao que parece, o buraco, uma vez envolto em mistério, parece ter sua explicação fundamentada na realidade geológica e não em eventos sobrenaturais.
Programa Coast to Coast AM
Por fim, é válido contextualizar que o programa “Coast to Coast AM”, no qual o homem que alegava ser Mel Waters fez o relato sobre o “buraco de Mel”, é um programa de rádio norte-americano que aborda justamente temas fora do comum. Estes, frequentemente, estão relacionados ao paranormal, OVNIs, teorias da conspiração, fenômenos sobrenaturais e a outros assuntos não tradicionais.
Além disso, seus apresentadores têm o papel de instigar a curiosidade, encorajando os ouvintes a ligarem e compartilharem suas experiências ou teorias sobre temas misteriosos e inexplicáveis.
Até mesmo por isso, a lenda do “buraco de Mel” foi relatada ao longo de cinco extensas ligações telefônicas feitas ao programa em 1997, durante as quais Mel contou detalhes do suposto fenômeno e conversou com Art Bell, anfitrião original do Coast to Coast AM. As gravações foram todas compiladas e estão disponíveis neste link, em inglês.
Interessante, não é mesmo?