Se você já se perguntou porque o modo paisagem do Android não é bem aproveitado, a Google tem boas notícias. A empresa está preparando uma grande reformulação para o Android 15, que deve otimizar o modo panorâmico para torná-lo mais funcional e atraente aos usuários. Saiba mais!
Interface no modo paisagem vai mudar totalmente
O modo paisagem existe há anos, mas nunca foi realmente otimizado no Android. Com muito espaço desperdiçado e elementos desorganizados, essa configuração sempre pareceu um pouco fora do lugar. Mas a Google quer mudar isso no Android 15, trazendo uma interface mais arrumada e útil para os usuários.
LEIA MAIS: 12 estratégias para turbinar o desempenho do seu celular Android
Nesse sentido, imagens recentes indicam que a Google está trabalhando para melhorar a disposição de elementos na tela, tornando o uso do modo paisagem mais fluido e organizado. Com o Android 15, o modo paisagem se tornará mais funcional, permitindo que os usuários aproveitem melhor a tela de seus dispositivos.
As principais alterações ocorrem na tela de bloqueio, notificações e configurações rápidas. Desse modo, a disposição dos elementos será mais organizada, proporcionando uma experiência mais harmoniosa para os usuários que usam seus dispositivos em modo paisagem.
Por exemplo, quando você utilizar um smartphone com Android 15 no modo paisagem, o widget do relógio aparece à esquerda, enquanto as notificações ocupam a direita.
Além disso, ao desbloquear o telefone, o teclado aparece à direita, com o campo para inserção do PIN à esquerda, usando bem o espaço disponível.
LEIA MAIS: 7 maneiras de melhorar a intensidade do sinal do seu celular
Aproveitamento máximo da tela com configurações rápidas
Uma mudança que o Android 15 traz é a utilização total do espaço da tela ao acessar as configurações rápidas. Agora, ao deslizar de cima para baixo, as configurações rápidas e as notificações aparecerão ao mesmo tempo, cada uma ocupando um lado da tela. Isso evita o desperdício de espaço que ocorria em versões anteriores do Android, como no Android 14.
A expectativa é que no evento Google I/O 2024, marcado para o próximo dia 14 de maio, devem ser apresentados mais recursos da próxima versão do sistema operacional Android.