Quando se trata de tecnologia, mudanças sempre estão acontecendo. Nesse sentido, a partir do 14 de outubro de 2025, a Microsoft encerrará o suporte ao Windows 10, uma situação que pode mudar sua maneira de interagir com seu PC.
O que significa o fim do suporte?
Apesar do fim do suporte parecer uma grande mudança, na prática, seu computador não vai parar de funcionar. Contudo, após essa data, o Windows 10 não receberá mais atualizações de segurança ou suporte técnico, exceto caso você opte pelas atualizações de segurança estendidas (ESUs).
Essas atualizações são fundamentais para manter a segurança do sistema, mas estarão disponíveis apenas mediante pagamento.
LEIA MAIS: Por que seu celular Android não está recarregando? Saiba como resolver!
Inicialmente, as ESUs estarão disponíveis por três anos e os preços variam dependendo se você é parte de uma organização, uma instituição educacional ou um usuário pessoal. Para organizações, o custo no primeiro ano será de US$ 61, dobrando no segundo ano e quase quadruplicando no terceiro. Para instituições de ensino, os preços são simbólicos, e a Microsoft ainda não revelou o custo para usuários individuais.
Quais as opções para sistema operacional?
Para aqueles que desejam se manter utilizando recursos da Microsoft, atualizar para o Windows 11 parece ser o caminho mais viável (e mais barato).
Mas, para isso, é necessário verificar se o seu equipamento atende às exigências mínimas do mais recente sistema operacional da Microsoft. Caso não atenda, a alternativa será atualizar a sua máquina para uma mais moderna, o que provavelmente não ficará barato.
Por outro lado, a mudança anunciada pela Microsoft pode ser um incentivo para explorar novas opções. Se a ideia de mudar para uma nova versão do Windows não lhe agrada, talvez seja a hora de considerar sistemas operacionais alternativos. Mudar do Windows para o Mac ou para o Linux pode ser menos complicado do que parece, oferecendo novas funcionalidades e uma nova perspectiva sobre o que seu computador pode fazer por você.
LEIA MAIS: TikTok testa recurso que clona voz do usuário para ler textos
Mas, é claro, caso opte pela mudança de sistema operacional, lembre-se de pesquisar bastante sobre eles para não ser pego de surpresa.
O que acontece se você não atualizar?
Por outro lado, continuar usando o Windows 10 sem as Atualizações de Segurança Estendidas após 2025 implica riscos que não se pode ignorar.
Sem as atualizações de segurança, seu sistema estará vulnerável a ataques cibernéticos e bugs. Além disso, à medida que novos softwares e hardwares são lançados, a falta de compatibilidade com um sistema desatualizado pode se tornar um problema.
0 comentários