O toque da Nokia, conhecido mundialmente, esconde uma história surpreendente que mistura nostalgia, música clássica e tecnologia. Este som simples, mas marcante, tem origem em uma obra de arte musical que remonta ao início do século XX.
Descubra a origem e a história de um dos toques de celulares mais conhecidos do mundo.
Raízes clássicas: Francisco Tárrega e Frédéric Chopin
O icônico “Nokia Tune“, que muito provavelmente você já ouviu alguma vez na vida tem um pezinho na cultura clássica. Isso porque ele é derivado de “Gran Vals”, uma peça de violão solo composta em 1902 pelo renomado violonista espanhol Francisco Tárrega. Curiosamente, Tárrega foi inspirado por “Grande Valse Brillante” de Frédéric Chopin, reimaginando-a em uma composição para violão quase 70 anos depois.
Ficou curioso(a)? Confira abaixo a obra de Francisco Tárrega:
A história por trás da escolha da Nokia
A escolha da Nokia por esta melodia clássica não foi apenas uma questão de gosto, mas também uma solução inteligente para evitar complicações de direitos autorais que inviabilizaram a adoção de outras músicas pensadas inicialmente pelos desenvolvedores. A legislação europeia, na época, permitia o uso livre de músicas 70 anos após a morte do compositor, tornando “Gran Vals” uma escolha ideal, dado que Tárrega faleceu 84 anos antes.
Thomas Dolby, um músico inglês, teve um papel fundamental na moldagem do som para o uso em celulares. Juntamente com a sua equipe, Dolby criou o sintetizador responsável por reproduzir o toque nos primeiro aparelhos da fabricante.
O toque foi introduzido pela primeira vez em um anúncio do Nokia 1011 em 1992, marcando o início de sua trajetória como um dos sons mais reconhecíveis do mundo da telefonia móvel.
Evolução ao longo dos anos
Ao longo dos anos, o “Nokia Tune” passou por várias modificações, incluindo versões em piano real e variações estendidas baseadas em guitarra. A melodia foi usada e reinterpretada em diversas formas, desde peças de piano por Marc-André Hamelin até músicas pop, como a faixa de Jimmy Cauty e Guy Pratt, “I Wanna 1-2-1 With You”.
Em 2009, foi relatado que o toque era ouvido cerca de 1,8 bilhão de vezes por dia ao redor do mundo, uma prova de seu impacto global e persistente popularidade.
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