Implantação de ‘caixa preta’ em carros será obrigatória na UE já em 2024

por Jéssica Bernardo
| Em 04/02/2024 às 15:00

A segurança viária é uma preocupação constante para governos e fabricantes de automóveis em todo o mundo. Com o objetivo de aprimorar a investigação de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros, a União Europeia (UE) está introduzindo uma medida inovadora: o gravador de dados de eventos (EDR) em todos os novos veículos leves vendidos na região. 

As autoridades já usam e reconhecem o recurso para investigar acidentes de avião, geralmente se referindo a ele como “caixa preta”. Continue a leitura e entenda como a implementação em veículos vai acontecer! 

O que é o Event Data Recorder (EDR)?

O EDR registra importantes parâmetros do veículo, como velocidade, frenagem, posição e inclinação do carro na estrada, além das reações dos sistemas de segurança integrados. 

Esses dados são fundamentais para entender o que aconteceu em um acidente e identificar possíveis falhas ou causas, sendo essas informações importantes para buscar soluções que possam diminuir o número de acidentes. 

LEIA MAIS: Carros elétricos apresentam taxas mais altas de acidentes, diz estudo

Funcionamento e registros do gravador de dados de eventos 

Quando um acidente ocorre, o EDR entra em ação, registrando informações importantes cinco segundos antes do acidente e até 0,3 segundos após o impacto. 

Ele é automaticamente ativado quando os airbags e os tensionadores do cinto de segurança são acionados, ou quando há uma mudança de velocidade abrupta. Esses registros são valiosos para as autoridades durante a reconstrução do acidente.

A partir de julho de 2024, todos os carros recém-registrados na UE deverão vir equipados com esse recurso padrão. Basicamente a exigência se aplica aos carros de passeio que podem acomodar até oito passageiros, além do assento do motorista. Além disso, os veículos comerciais, incluindo caminhonetes e vans que não excedam 3.500 kg de peso bruto total, também precisam utilizar o dispositivo.

LEIA MAIS: Carros elétricos apresentam taxas mais altas de acidentes, diz estudo

Propriedade e acesso aos dados

Os dados armazenados pelo EDR pertencem ao motorista ou proprietário do veículo. Para garantir a privacidade e segurança, os dados são coletados anonimamente, sem informações que possam identificar diretamente o condutor. 

Apenas autoridades competentes têm acesso aos dados durante investigações de acidentes, assegurando a integridade das informações.

Dessa forma, pode-se concluir que a implementação do EDR na União Europeia marca um avanço na segurança viária. Além de ajudar a determinar responsabilidades em acidentes, o EDR promove uma cultura de segurança e prevenção, incentivando fabricantes a aprimorar ainda mais os veículos para trazer maior proteção a todos! 

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

iPhone 16: Quantos salários mínimos são necessários para comprar um?

O lançamento do iPhone 16 no Apple Event gerou grande expectativa, pelas suas novas funções e design, além do preço. Só para ilustrar, aqui no Brasil, o valor de venda deve chegar a quase R$ 8 mil! Por isso, surge uma pergunta: quantos salários mínimos compram o novo...

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

Minha Smart TV Box é homologada pela Anatel? Confira a lista completa!

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelece requisitos técnicos rigorosos para a homologação de Smart TV Boxes no Brasil, a fim de garantir a conformidade dos dispositivos com as normas de segurança e operação. O Ato nº 9281, de 05 de julho de 2023,...

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

9 comandos ‘secretos’ da Alexa para você aproveitar

A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, já é parte de várias famílias, facilitando a vida dos usuários com comandos de voz que controlam dispositivos inteligentes, tocam músicas e fornecem informações. No entanto, além de suas funções mais conhecidas, a...

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

Planejando viagens com a IA: Veja o que fazer (e o que evitar!)

A popularização da IA generativa tem feito com que os bots inteligentes assumam uma variedade de funções no nosso dia a dia, desde a criação de aplicativos até a produção de filmes. E agora, essas ferramentas estão se tornando também companheiras de viagem, servindo...

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

iOS 18: tudo sobre o novo sistema operacional da Apple

No último dia 9 de setembro, a Apple realizou mais um de seus eventos que agitaram o mundo da tecnologia. Daí, claro que atraiu a atenção do mundo inteiro que, entre tantas novidades, aguardava o lançamento do iPhone 16. Mas o smartphone não foi o único presente que a...

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

5 métodos fáceis para espelhar o seu celular em qualquer TV

Espelhar o celular na TV pode melhorar bastante a sua experiência de consumo de mídia, já que possibilita que você veja vídeos, fotos e outros conteúdos em uma tela maior e com melhor qualidade de som. Pensando nisso, apresentaremos a você algumas maneiras práticas de...

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Bateria estrutural pode aumentar autonomia de veículos elétricos em 70%

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, desenvolveram uma bateria estrutural feita de fibra de carbono, que, além de armazenar energia, atua também como parte da estrutura de veículos e gadgets. E como uma de suas vantagens temos que essa...