Você já parou para pensar nas menores criaturas que habitam o nosso planeta? Enquanto muitos conhecem os gigantes da natureza, como as baleias-azuis, poucos estão familiarizados com os minúsculos habitantes que compartilham conosco este planeta fascinante.
Pensando nisso, abaixo vamos explorar algumas das menores espécies do mundo, falando sobre suas características únicas e outras informações interessantes.
LEIA MAIS: 7 atrações de Marte que turistas espaciais poderiam conhecer no futuro
Mixozoários: os menores dos menores
Quando se trata de tamanho, os mixozoários são verdadeiros campeões. Estes invertebrados microscópicos, relacionados às águas-vivas, são considerados os menores animais da Terra.
Muitas espécies de mixozoários são compostas por apenas uma única célula quando adultas. Podem medir incríveis 0,02 milímetros (20 micrômetros) de diâmetro, o que é até 100 vezes menor que um grão de areia.
Essas criaturas habitam ambientes aquáticos e podem ser encontradas em todo o mundo. Os mixozoários desenvolveram uma forma de vida parasita, com a maioria das espécies produzindo esporos infecciosos transmitidos pela água.
Esses esporos invadem e se desenvolvem dentro de hospedeiros vertebrados e invertebrados. Embora algumas espécies possam causar doenças em seus hospedeiros, muitas são inofensivas e, apesar de seu tamanho reduzido, os mixozoários são amplamente distribuídos e têm uma incrível diversidade.
Musaranhos-etruscos e Morcegos-nariz-de-porco-de-kitti
Outras criaturas que merecem destaque por seu tamanho reduzido são o musaranho-etrusco (Suncus etruscus) e o morcego-nariz-de-porco-de-kitti (Craseonycteris thonglongyai).
Estes pequenos mamíferos disputam o título de menor mamífero do mundo, de acordo com um estudo de 2012 publicado na revista Mammal Review.
Enquanto os musaranhos etruscos podem atingir até 2 polegadas (5 cm) de comprimento, os morcegos da espécie mencionada possuem uma envergadura de asas considerável em relação ao seu tamanho corporal, que chega a 3,3 cm.
Sapos miniaturas: Brachycephalus Pulex
Um dos exemplos de criaturas pequenas é o sapo Brachycephalus pulex. Descoberto no Brasil, este pequeno anfíbio foi coroado como o menor vertebrado conhecido, segundo o estudo de fevereiro de 2024 publicado na revista Zoologica Scripta.
As fêmeas maduras dessa espécie têm em média apenas 0,32 polegadas (8,15 mm) de comprimento, enquanto os machos são ainda menores, medindo apenas 0,28 polegadas (7,1 mm).
Essa espécie vive em áreas específicas das montanhas do estado da Bahia, alimentando-se principalmente de ácaros encontrados na folhagem próxima aos rios.
LEIA MAIS: Como transmitir o conteúdo do smartphone para a TV? Veja 3 maneiras!
Importância ecológica das menores espécies
Embora possam ser pequenas em tamanho, as menores espécies do mundo desempenham papéis vitais nos ecossistemas em que vivem. Os mixozoários, por exemplo, têm um grande impacto na dinâmica das populações de peixes e outros organismos aquáticos, influenciando a saúde e a estabilidade dos ecossistemas aquáticos.