O Google anunciou uma nova atualização para sua experiência de busca generativa (SGE), que agora permite aos usuários criar roteiros de viagem personalizados usando inteligência artificial. A novidade, até o momento disponível somente em inglês nos EUA para participantes do programa Search Labs, tem o objetivo de melhorar o planejamento de viagens.
Como funciona a nova ferramenta de viagem
Com a nova funcionalidade, os usuários podem solicitar a Gemini – inteligência Artificial da Google – , por exemplo, “planeje uma viagem de cinco dias para a Itália com foco em arte e cultura”. Dessa forma, a ferramenta gera um roteiro que inclui atrações, restaurantes e opções de voos e hotéis, divididos por horários do dia. Além disso, as sugestões são baseadas em avaliações, fotos e detalhes coletados de diversos sites e usuários diretamente da internet.
LEIA MAIS: 6 funções do Google Chrome que vão melhorar sua navegação
Embora ainda não seja possível comprar serviços ou experiências diretamente, os usuários podem exportar seus roteiros para Gmail, Docs ou Maps. Isso facilita a organização e o compartilhamento dos planos de viagem. No entanto, o Google não informou quando ou se a funcionalidade será expandida para outros idiomas e regiões.
Concorrência e tendências no mercado de viagens
Essa atualização coloca o Google em concorrência direta com startups como Mindtrip e Layla, que já utilizam assistentes de IA para planejamento de viagens. Outro fato é que a novidade também permite ao Google obter dados sobre intenções de compra no setor de viagens, o que é importante para seu negócio de publicidade.
LEIA MAIS: 7 mitos comuns sobre inteligência artificial desvendados
Novidades no Google Maps
Além da ferramenta de itinerários, o Google anunciou melhorias no Google Maps para descobrir listas de recomendações em cidades dos EUA e Canadá. Agora, ao buscar uma cidade no Maps, os usuários verão listas de recomendações de lugares para visitar, fornecidas por publicadores como The Infatuation e outros usuários. Também foram adicionadas listas de restaurantes populares, tendências e tesouros escondidos em mais de 40 cidades dos EUA.
Outra atualização permite personalizar listas no Google Maps, facilitando a organização de planos de viagem ou o compartilhamento de locais favoritos com amigos e familiares. Os usuários podem escolher a ordem dos lugares nas listas, organizando-os por preferência ou cronologicamente. Além disso, é possível vincular conteúdo das redes sociais.
0 comentários