Furacões, tufões e ciclones estão ficando piores com o tempo? Entenda!

Aquecimento global intensifica ciclones tropicais, aumentando ventos e chuvas, afetando regiões costeiras densamente povoadas.

por Caio Póvoa
| Em 11/10/2024 às 12:46

Nos últimos anos, a comunidade científica tem observado alterações nos padrões dos ciclones tropicais, também conhecidos como furacões e tufões, em função das mudanças climáticas. Esses fenômenos naturais, já conhecidos por sua força devastadora, estão se tornando cada vez mais intensos e com consequências mais severas, especialmente em áreas densamente povoadas.

Como os ciclones tropicais são formados?

Furacões, tufões e ciclones compartilham um mecanismo de formação comum. Eles surgem a partir de distúrbios atmosféricos, como ondas tropicais, e se formam sobre oceanos com águas quentes.

Para que um ciclone tropical se desenvolva, é necessário que a temperatura da superfície do mar atinja pelo menos 27°C, o que gera umidade suficiente para alimentar os ventos giratórios que caracterizam essas tempestades. Quando as condições atmosféricas se mantêm estáveis e sem grandes variações de vento em diferentes altitudes, o ciclone pode se intensificar.

Nesse sentido, o aumento das temperaturas oceânicas, impulsionado pelo aquecimento global, está diretamente ligado à energia disponível para essas tempestades. Isso resulta em ciclones mais intensos, com ventos mais fortes e maiores volumes de chuva.

Aumento da intensidade e chuvas mais pesadas

Estudos conduzidos por instituições internacionais, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), indicam que embora a frequência total de ciclones tropicais não tenha aumentado ao longo do último século, a proporção dos mais fortes – os classificados como categoria 3 ou superior – está crescendo. Para fins de referência, em tempestades dessa magnitude, os ventos ultrapassam 178 km/h, causando destruição em larga escala.

Além dos ventos, as chuvas associadas a essas tempestades também estão se tornando mais intensas. Dado que a capacidade da atmosfera de reter umidade cresce com o aumento das temperaturas globais, o resultado são precipitações mais intensas durante as tempestades. Um exemplo emblemático foi o furacão Harvey, que em 2017, ficou parado sobre Houston, nos Estados Unidos, por vários dias, despejando mais de um metro de chuva em 72h e causando enchentes históricas.

A influência do nível do mar

Outro fator agravante é o aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras e pela expansão térmica dos oceanos. Com o nível do mar mais alto, as tempestades que atingem regiões costeiras provocam inundações mais severas, pois as marés de tempestade – elevações temporárias do nível do mar causadas pelos ciclones – ocorrem em um ponto de partida já elevado.

Nesse caso, um exemplo claro foi o furacão Katrina, em 2005, cujas inundações foram intensificadas em até 60% devido ao aumento do nível do mar desde o início do século XX.

Acelerando o ciclo de intensificação

A intensificação rápida, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, ocorre quando a velocidade dos ventos de um ciclone tropical aumenta em pelo menos 56 km/h (30 nós) em um período de 24 horas. Esse aumento pode fazer com que a tempestade salte de uma categoria 1 para uma categoria 3 na escala Saffir-Simpson, por exemplo.

Acontece que esses eventos têm se tornado mais comuns, especialmente no Atlântico Norte, e causam um risco elevado, pois muitas vezes as autoridades locais têm menos tempo para responder adequadamente às ameaças iminentes.

O furacão Milton, por exemplo, se tornou a terceira tempestade com a intensificação mais rápida já registrada no Atlântico, de acordo com mais de quatro décadas de registros do Centro Nacional de Furacões dos EUA. Seus ventos aumentaram em 144 km/h em menos de 24 horas, quase triplicando o critério para a intensificação rápida.

Como será o futuro?

Embora a previsão exata do impacto futuro das mudanças climáticas nos ciclones tropicais seja complexa, há consenso de que tempestades mais intensas se tornarão mais frequentes. De acordo com o IPCC, à medida que as temperaturas globais continuam a subir, é “muito provável” que os ciclones tropicais futuros tragam ventos mais fortes e chuvas mais intensas. O aumento na intensidade das tempestades pode resultar em um aumento na proporção de ciclones de categoria 4 e 5.

Se o aquecimento global for limitado a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, a porcentagem de ciclones que atingem essas categorias mais altas pode aumentar em 10%. Se as temperaturas subirem 2°C, esse número pode crescer para 13%, e em um cenário de aquecimento de 4°C, até 20% dos ciclones tropicais atingiriam essas intensidades devastadoras.

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Possui também título de Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação-EMC UFG. Por meio da escrita, compartilha conhecimentos e orientações práticas com foco em áreas da ciência, tecnologia e temas relacionados.

Tags: clima | natureza

RECENTES

Afinal, vale a pena comprar um protetor de tela para o celular?

Afinal, vale a pena comprar um protetor de tela para o celular?

A proteção dos smartphones é um dos aspectos com os quais os usuários mais se preocupam ao comprar o seu aparelho. Afinal, é quase uma praxe adquirir uma capa de proteção e película de proteção de tela imediatamente à compra do dispositivo. Mas será que realmente vale...

6 truques para diminuir o tempo no celular e retomar sua rotina

6 truques para diminuir o tempo no celular e retomar sua rotina

Passar horas navegando nas redes sociais pode ser uma grande perda de tempo, o que pode acabar afetando a sua produtividade e bem-estar. Felizmente, existem várias maneiras de usar seu smartphone para limitar esse hábito. Pensando nisso, nós separamos seis recursos do...

Por que o sal realça o doce? Entenda o que explica esse efeito

Por que o sal realça o doce? Entenda o que explica esse efeito

Você pode ter reparado que adicionando uma pitada de sal em frutas como manga ou melancia consegue-se uma intensificação do sabor doce, certo? Mas o que está por trás desse fenômeno? Pesquisas científicas recentes oferecem algumas respostas baseadas no complexo...

Por que temos medo do escuro? E o que fazer para superar?

Por que temos medo do escuro? E o que fazer para superar?

O medo do escuro é uma experiência comum, especialmente entre crianças, mas muitos adultos também convivem com essa angústia. Por isso, muitas pessoas se perguntam o motivo de termos tanto medo do escuro e, o mais importante, se é possível superar esse temor. A origem...

5 recursos do iPhone que desapareceram e deveriam voltar

5 recursos do iPhone que desapareceram e deveriam voltar

Desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007, a Apple trouxe diversos avanços e também alguns retrocessos no design de seus smartphones. Mesmo sendo um dos aparelhos mais recomendados por suas câmeras, bateria e software confiável, algumas funcionalidades queridas...

Proteja-se! Aprenda a reconhecer estes 5 golpes de texto comuns

Proteja-se! Aprenda a reconhecer estes 5 golpes de texto comuns

Golpes por mensagens de texto têm se tornado uma ameaça cada vez mais crescente e, certamente, você já recebeu algum deles.  Com táticas sofisticadas (outras nem tanto), os cibercriminosos conseguem enganar até mesmo usuários mais cautelosos. Pensando nisso,...

O que é a reversão do polo magnético da Terra? Quais os efeitos?

O que é a reversão do polo magnético da Terra? Quais os efeitos?

A reversão do polo magnético da Terra é um fenômeno geológico no qual os polos norte e sul magnéticos trocam de lugar. Esse evento não ocorre com uma frequência fixa, mas os registros geológicos mostram que já aconteceram centenas de vezes nos últimos milhões de anos....

9 dicas e truques para melhorar seus prompts no ChatGPT

9 dicas e truques para melhorar seus prompts no ChatGPT

Os prompts bem elaborados são essenciais para obter respostas precisas e úteis do ChatGPT. Porém, muitas vezes, os usuários não sabem como estruturar seus comandos de maneira eficaz, e com isso, obtém respostas insatisfatórias. Para te ajudar a resolver isso,...

6 áreas em que um Android é melhor que o iPhone

6 áreas em que um Android é melhor que o iPhone

A rivalidade entre usuários de iPhone e Android é um tópico que costuma gerar algumas discussões. Indo nessa linha, quando falamos de funcionalidades específicas, acreditamos que o Android realmente consegue superar o iPhone em alguns aspectos. Não acredita? Pensando...

Pode lavar na máquina? 6 itens que podem e você não sabia!

Pode lavar na máquina? 6 itens que podem e você não sabia!

A máquina de lavar é uma ferramenta poderosa que pode facilitar muito a limpeza da casa. Além de roupas, há vários itens do dia a dia que podem ser lavados na máquina, economizando tempo e esforço. Nesse sentido, com a ajuda de alguns especialistas em limpeza,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *