As árvores existem no planeta Terra muito antes de nós, humanos, e, quiçá, dos dinossauros! Afinal, de que se alimentavam as espécies herbívoras? Pois bem, elas forneciam oxigênio que possibilitava uma vida mais complexa, enquanto reduziam os níveis de gás carbônico no mundo. Mas havia florestas na pré-história? Sim, e cientistas descobriram, inclusive, onde fica a floresta mais antiga do mundo!
Tudo começou em 2009, quando paleobotânicos descobriram a floresta fóssil de Gilboa, em Nova York. Lá, encontraram os vestígios da Archaeopteris, uma planta antiga com um robusto sistema radicular e galhos folhosos. Só para se ter uma ideia da importância, esses traços estavam muito bem preservados em rochas com 386 milhões de anos.
LEIA MAIS: Pele artificial transmite contato físico humano à distância – Entenda como funciona!
E não parou por aí! Cientistas britânicos, recentemente, encontraram sinais de vida vegetal ainda mais antigos.
Onde fica a floresta mais antiga do mundo?
Segundo o site Yahoo Tech, pesquisadores da Universidade de Cambridge trouxeram novidades que recuam ainda mais na linha do tempo. Em um estudo recente, revelaram fósseis no sudoeste da Inglaterra.
Sabe de quanto tempo? De 390 milhões de anos! Ao que tudo indica, esses fósseis pertencem a uma floresta de cladoxylopsidas, plantas que, apesar de se assemelharem a palmeiras, estão biologicamente mais próximas de samambaias e cavalinhas.
Embora o que, inicialmente, deve ser a floresta mais antiga do mundo não seja tão diversificada quanto a de Gilboa, representa um passo importante na evolução. Inclusive, o estudo destaca que a paisagem florestal cladoxylopsida é a evidência mais antiga que se conhece da posição relativa de árvores em pé. Em outras palavras, a primeira floresta fóssil.
Certo, mas onde, exatamente, essa floresta ficava quando existia? A princípio, a Inglaterra do período Devoniano Médio, parte do supercontinente Laurásia, situava-se abaixo da Linha do Equador. Assim, apresentava um clima mais quente e seco, bem diferente do atual.
Sendo assim, com a nova descoberta, a Inglaterra assume o título de local da floresta mais antiga do mundo de que se tem notícia. Um posto que, como vimos no início do texto, era antes atribuído aos EUA. Desta forma, nos ajuda a montar o quebra-cabeça da história da vida na Terra.
LEIA MAIS: A ciência por trás de xingar: um palavrão pode realmente aliviar a dor!
E sobre as árvores mais antigas do planeta?
Mas, aqui, cabe diferenciar o que é a floresta mais antiga do mundo das primeiras árvores que surgiram na Terra. Uma pesquisa da Universidade de Bristol, de 2018, aponta que as árvores mais antigas do planeta apareceram há cerca de 500 milhões de anos.
Ou seja, as cladoxylopsidas não são as árvores mais antigas da Terra, mas formaram as primeiras florestas. Portanto, são fundamentais para entender como elas transformaram radicalmente o planeta. Mais ainda, abriram caminho para a diversidade de vida que conhecemos hoje.