À medida que nos aproximamos da Conferência Anual de Desenvolvedores (WWDC) 2024, a Apple anuncia um novo recurso no iOS, o Eye Tracking. Ele permite controlar iPhones e iPads simplesmente com o movimento dos olhos, deve estabelecer um novo padrão em acessibilidade e tecnologia.
LEIA MAIS: 5 itens da ficção científica que poderiam mudar a sua vida – Mundo e-Tech
Tecnologia que entende o olhar
A princípio, a nova funcionalidade Eye Tracking será integrada nativamente aos sistemas operacionais iOS e iPadOS 18, eliminando a necessidade de acessórios externos anteriormente necessários para essa interação. Utilizando a câmera frontal, o sistema é capaz de detectar e seguir precisamente para onde o usuário está olhando.
Dessa forma, permite uma calibração rápida e uma experiência de uso fluída e intuitiva. Com o processamento de aprendizado de máquina direto no dispositivo, a precisão e a responsividade são maximizadas, garantindo uma interação sem esforço.
A Apple divulgou um vídeo demonstrativo que mostra como o Eye Tracking funciona na prática. No vídeo, uma pessoa em uma cadeira de rodas usa o recurso para navegar por um iPad sem tocar na tela. Ela consegue abrir aplicativos, navegar por menus e até mesmo realizar ações complexas, tudo com o movimento dos olhos.
LEIA MAIS: O que significa o coração azul do WhatsApp? E outros emojis? – Mundo e-Tech
Além disso, a tecnologia Dwell Control, já utilizada no macOS, é incorporada para permitir a seleção de elementos na tela sem a necessidade de toque físico.
Além do controle pelo olhar, o iOS 18 traz outras novidades na área de acessibilidade. A função Music Haptics, por exemplo, quer oferecer uma nova dimensão de experiência musical para usuários com deficiências auditivas, utilizando o motor de vibração do iPhone para transmitir a música.
Adições como novos atalhos de som personalizáveis e melhorias para reduzir o enjoo em movimento são apenas alguns dos outros avanços que devem chegar ao iOS 18, e você pode saber tudo sobre essas novidades no site da Apple.