O avanço da tecnologia e a possibilidade de acessá-la mais facilmente trouxe como consequência ruim o aumento dos crimes virtuais. Segundo a Fortinet, apenas em 2022 o Brasil registrou mais de 103 bilhões de ataques por meios digitais. Por isso, confira a seguir alguns cuidados com segurança digital que você deverá ter em 2024 para manter a segurança.
Os maiores riscos para 2024
A cada ano que passa, novas alternativas para crimes digitais são desenvolvidas. Isso leva empresas e civis a buscar formas de se precaver. Segundo levantamento da Gartner, espera-se um aumento de 14% na busca por segurança digital. Mas por que isso acontece? Veja agora quais são os riscos mais presentes neste ano que se inicia.
LEIA MAIS: Primeiro iPhone dobrável pode chegar ainda em 2024 – Saiba mais!
Deepfake nas notícias
Com o uso da Inteligência Artificial é possível colocar o rosto e a voz de qualquer pessoa em um vídeo. Essa estratégia já é um recurso comum para a manipulação da população em notícias, especialmente as de cunho político. Para não cair nelas, busque sempre veículos de notícias confiáveis.
Deepfake de nudes
Se por um lado as deepfakes nas notícias são preferenciais para figuras públicas, qualquer pessoa está exposta ao recurso das deepfakes em nudes. Essas nada mais são do que a modificação do rosto ou corpo de alguém para criar uma nude falsa. Por isso, é preciso ter cuidado com a circulação de fotos pessoais, ainda mais este ano.
Vazamento de dados
Assim como nos anos anteriores, o vazamento de dados não deve desaparecer em 2024. Pelo contrário, a expectativa é de que haja aumento nessa área pelos próximos anos. Nesse sentido, o mais importante é tomar cuidado com os sites e links que você acessa para impedir que vírus que roubem dados possam tomar conta do seu computador.
LEIA MAIS: Fim de uma era: 5 tecnologias que se despediram em 2023!
Maior número de Hackers
Atualmente, é possível encontrar com facilidade materiais que ensinam como hackear alguma pessoa ou empresa. Inclusive, os próprios mecanismos de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, poderão fazer esse “tutorial” criminoso. Por isso, a tendência é que a criminalidade esteja mais sofisticada e intensificada em 2024, o que exigirá muitos cuidados.