Ao longo dos anos, os usuários experimentaram uma série de mudanças no design e interface do sistema operacional Windows. Mas, o que muita gente não sabe é que, há 30 anos, uma solução inicialmente temporária acabou não se modificando. Ou seja, existe um recurso do Windows que permanece o mesmo por três décadas: a interface para a formatação de discos.
Tudo veio à tona quando seu criador, Dave Plummer, um ex-programador da Microsoft, contou toda a história no X (antigo Twitter). Esse menu, curiosamente, era uma interface para solucionar um problema entre duas versões do Windows. Mas, manteve sua aparência original, tal como foi criada, sem se integrar ao estilo que o sistema operacional da Microsoft adotou.
LEIA MAIS: BYD está trabalhando em carro elétrico com autonomia de 2.000 km
Vamos conhecer melhor essa história?
A história do recurso do Windows que não mudou
A princípio, tudo começou no final dos anos 90. Segundo Dave Plummer, numa manhã chuvosa de 1994, engenheiros da Microsoft estavam ocupados adaptando a interface do usuário do Windows 95 para o Windows NT. Até que surgiu o desafio de criar uma nova interface para a função de formatação de discos.
Entretanto, havia uma discrepância entre os dois sistemas operacionais que impedia o processo de formatação. Logo, coube a Plummer a tarefa de resolver o enigma. Como toda boa ideia, o programador usou um pedaço de papel para escrever todas as opções e escolhas possíveis em relação à formatação de um disco.
Em seguida, abriu o ambiente e, no Editor de Recursos, começou a projetar uma pilha vertical simples de todas as ações, bem como a ordem aproximada da pessoa usuária para esta função. E foi assim, com esse rascunho, que surgiu o recurso do Windows para formatação de disco. A propósito, é a mesma desde então.
Sendo assim, o design originalmente desenvolvido para o Windows NT permaneceu intacto, apesar da modernização do sistema operacional.
Por que o Windows não modificou a formatação de disco?
Mas, a pergunta que não quer calar é: por que este recurso do Windows permanece o mesmo, apesar dos redesigns globais e avanços tecnológicos? Conforme o próprio Plummer, uma possível explicação é que os consumidores e profissionais adotaram a base de código do Windows NT. Portanto, não houve necessidade de mudá-la.
Sendo assim, embora Plummer reconheça que a criação inicial não era particularmente elegante, sua eficácia e utilidade resistiram ao teste do tempo. Como resultado, não passou por modificações nestes 30 anos. Entretanto, engana-se quem pensa que as contribuições do programador para a gigante da tecnologia pararam por aí!
LEIA MAIS: Spotify começa a oferecer cursos online na própria plataforma
Pelo contrário! Além de desenvolver o recurso do Windows para formatação de discos, o engenheiro esteve à frente de outras tarefas importantes. Por exemplo:
- a criação do Gerenciador de Tarefas
- a primeira versão do sistema de ativação de produtos que acompanhou o Windows XP
- a criação do clássico jogo Space Cadet Pinball, que esteve disponível no sistema operacional até há alguns anos
Ok, e por onde anda o criador de tantos recursos do Windows? A princípio, Plummer deixou a Microsoft em 2003 para fundar sua própria empresa, a SoftwareOnline LLC. Com ela, vendeu milhões de cópias de software próprio e de terceiros, inclusive para o Windows. Porém, acabou processado pelo Gabinete do Procurador-Geral de Washington por supostas violações da Lei de Proteção ao Consumidor.
Atualmente, o engenheiro dedica-se a criar conteúdo para redes sociais, falando sobre programação e desenvolvimento. Com isso, possui um canal no YouTube com 600.000 inscritos. Ah, e no X, onde contou a história do tal recurso do Windows, tem quase 40.000 seguidores.