Enxaquecas? Cientistas podem ter descoberto uma solução para o problema!

Nova descoberta de cientistas pode trazer avanços no tratamento da enxaqueca

| Em 14/07/2024 às 11:26

As enxaquecas são um problema de saúde que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Caracterizadas por dores de cabeça intensas e muitas vezes debilitantes, esses episódios podem incluir uma variedade de sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e ao som, além de distúrbios visuais conhecidos como auras.

LEIA MAIS: Você conhece o lugar mais silencioso do mundo? Veja o que ele faz com você!

Por muito tempo, a origem e o mecanismo das enxaquecas permaneceram um mistério para os cientistas, dificultando a criação de tratamentos eficazes. Mas será que isso mudou? Confira!

A descoberta dos cientistas da Universidade de Rochester

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Rochester fizeram uma descoberta que pode mudar a maneira como entendemos e tratamos as enxaquecas. Eles identificaram uma ligação entre as auras de enxaqueca e a movimentação do fluido cerebrospinal (LCR) no cérebro.

Essa movimentação, segundo a pesquisa, desencadeia a liberação de proteínas que interagem com os nervos e causam a dor característica da enxaqueca.

Como a descoberta foi feita?

O estudo conduzido pelo Dr. Maiken Nedergaard e sua equipe focou na observação de como o LCR se comporta durante os episódios de aura.

Eles descobriram que durante a despolarização dos neurônios, um fenômeno que ocorre durante os episódios de auras, ocorre uma liberação de diversas proteínas no LCR. Essas proteínas são transportadas pelo fluido até o gânglio trigeminal, um grupo de nervos responsável por transmitir a sensação de dor.

As consequências da descoberta.

Essa descoberta é impactante porque revela um potencial novo caminho para a solução das dores de enxaqueca, diferente das teorias anteriores. Até agora, acreditava-se que a dor estava associada às terminações nervosas na superfície das membranas cerebrais. No entanto, o novo estudo mostra que as proteínas liberadas durante as auras viajam pelo LCR até o gânglio trigeminal, onde causam dor.

LEIA MAIS: Turbulências em voos: como mudanças climáticas afetam as viagens aéreas?

Com a identificação dessas proteínas e seu papel na origem da enxaqueca, abre-se um novo horizonte para o desenvolvimento de terapias. Assim, com base nessas descobertas, novas classes de medicamentos podem ser desenvolvidas para modular a ação das proteínas envolvidas no processo.

Inibidores específicos, como os direcionados à proteína peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), já estão em estudo avançado como promissores candidatos para tratamentos mais eficazes e menos invasivos.

Medicamentos que visam essas proteínas específicas podem ser capazes de prevenir ou reduzir de maneira expressiva a dor das enxaquecas.

Além disso, com uma melhor compreensão dos processos envolvidos, cientistas e médicos podem personalizar tratamentos para atender às necessidades individuais dos pacientes.

Enfim, o novo estudo traz esperança para milhões de pessoas que sofrem com enxaquecas. Eu fiquei animada, e você?

  • Jéssica Bernardo

    Sou uma profissional de marketing, nasci em 1998, natural do estado de São Paulo, com uma paixão pela leitura e escrita.

Recentes

Quais os modelos de iPhone mais vendidos da Apple? Veja alguns deles!

Quais os modelos de iPhone mais vendidos da Apple? Veja alguns deles!

O mundo espera ansiosamente pelo lançamento do tão aguardado iPhone 16, o novo modelo de smartphones da Apple. Ao que tudo indica, após tantos rumores e vazamentos, a chegada oficial deve ocorrer no dia 10 de setembro. Mas, até lá, que tal dar uma olhada em alguns dos...

Jovens criam dispositivo que salva animais de atropelamentos nos EUA

Jovens criam dispositivo que salva animais de atropelamentos nos EUA

Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) revelou, no início do ano, que 17 animais morrem nas estradas brasileiras a cada segundo. Triste, né? Mas um dispositivo criado por quatro adolescentes dos Estados Unidos salva milhares de animais de atropelamentos...

9 videogames que exercitam a memória e melhoram o cérebro

9 videogames que exercitam a memória e melhoram o cérebro

Os videogames há muito tempo deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento. E, se você ainda pensa neles dessa forma, é melhor mudar seu ponto de vista. Hoje, eles também desempenham um papel importante na educação e no desenvolvimento de habilidades. Isso porque...

Bill Gates revela como fortalecer a memória e manter a mente afiada

Bill Gates revela como fortalecer a memória e manter a mente afiada

A memória é uma das habilidades que mais pode se deteriorar com o passar dos anos e o envelhecimento. Tanto que Bill Gates, fundador da Microsoft, já abordou o tema em várias ocasiões, inclusive compartilhando suas experiências pessoais e recomendações baseadas em...

Vai usar Wi-Fi público? Veja o que fazer para se conectar de forma segura

Vai usar Wi-Fi público? Veja o que fazer para se conectar de forma segura

Em um mundo cada vez mais conectado, a necessidade de acessar a Internet em locais públicos é inevitável… Seja em aeroportos, shoppings ou outros espaços, as redes Wi-Fi públicas oferecem conveniência, mas também podem representar um risco à segurança dos seus dados....

10 dicas práticas para ter roupas cheirosas e frescas após a lavagem

10 dicas práticas para ter roupas cheirosas e frescas após a lavagem

Lavar roupas é uma tarefa essencial do dia a dia, mas muitas vezes pode parecer um desafio manter as roupas sempre cheirosas e frescas. Ainda assim, algumas práticas simples podem tornar essa tarefa rotineira em um processo mais eficiente e agradável. Aqui vamos...

7 melhores serviços de armazenamento em nuvem em 2024

7 melhores serviços de armazenamento em nuvem em 2024

Todo mundo sabe que o armazenamento em nuvem tornou-se uma ferramenta importante para quem deseja guardar e compartilhar arquivos de forma segura e prática. E com a crescente oferta de serviços, escolher a melhor opção pode ser desafiador. Vem com a gente conferir...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest