Quem não se lembra da icônica paisagem do Windows XP? Sim, aquele papel de parede clássico que a gente via assim que ligava o computador. É como abrir um baú de memórias da era digital, não é mesmo? E, embora muitas imagens que se usa para este fim sejam fictícias, aquela existia mesmo! Veja onde fica e como está, atualmente.
Onde fica a paisagem do Windows XP?
Para os curiosos, o local da famosa fotografia é uma paisagem real situada em Sonoma, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A princípio, o registro se deu em 1996, pelo fotógrafo Charles O’Rear, hoje correspondente da National Geographic.
Na época, Charles ia para a casa da namorada quando, então, parou para registrar o cenário que servia para o cultivo de uvas. E, como estava em pleno período ensolarado, nem precisou de filtro!
Primeiro, o autor vendeu a foto para a agência Corbis que, em seguida, a licenciou para outras empresas. Contudo, a imagem foi adquirida por Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2000, quando se tornou o fundo de tela padrão do Windows XP.
Como está o local agora?
De fato, a colina verdejante sob um céu azul da paisagem do Windows XP não só influenciou a era da informática, como também despertou o interesse de alguns em desvendar o local exato da fotografia original. Consequentemente, uma dessas buscas resultou na descoberta do lugar.
E é aí que vem a surpresa. Uma nova foto comparativa revelou a drástica transformação ocorrida ao longo de quase três décadas.